Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Maia, capital da acrobacia

  • 333

Vários dos ginastas presentes na Maia contam com a experiência de longos anos de acrobacias e títulos, tendo encantado e vencido em 2015 a competição “Got Talent Portugal”, concurso da RTP1

Francisco Piqueiro

Um milhar de ginastas vindos dos quatro cantos do mundo participam entre esta quarta-feira e domingo na 5ª edição do Maia Acro Worrld Cup, Com o número recorde de concorrentes, clube maiato quer colocar a prova no Guiness

Cláudia Azevedo Lopes

A partir desta quarta amanhã e até ao próximo domingo, a Maia irá transformar-se na capital da ginástica acrobática ao receber, em simultâneo, duas das mais importantes competições da especialidade: a 10ª edição do Maia International Acro Cup e a 5ª edição do FIG Maia Acro World Cup. Ao todo, atuarão no concorrido e colorido evento mais de 1000 ginastas, oriundos de todo o mundo, acontecimento que para Lourenço França, diretor técnico do Acro Clube da Maia, “é a prova do reconhecimento internacional deste torneio”.

“Estarão presentes muitos dos campeões da Europa, alguns campeões do Mundial de 2014 e um enorme número de ginastas que daqui a quinze dias vão estar no próximo Campeonato do Mundo, na China”, revela.

A forte adesão internacional é algo que deixa felizes os membros da organização, já a ponderar candidatar esta participação massiva de países ao livro Guinness dos Recordes. Áustria, Estónia, Chile e Moçambique são algumas das nações que marcam pela primeira vez presença no torneio.

A organização das duas provas estará a cargo do Acro Clube da Maia, sendo esta a quinta vez que a Federação Internacional de Ginástica entrega à mesma entidade a organização da FIG Maia Acro World Cup, uma das etapas no circuito da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, destinada a atletas seniores das seleções dos vários países.

Já a Maia International Acro Cup é uma competição particular entre delegações, clubes e seleções regionais com participação de todos os escalões, desde a formação até aos seniores e, segundo a organização, tem vindo a afirmar-se como o maior torneio internacional de ginástica acrobática a ser realizado por um clube.

Fundado em 2004, o Acro Clube da Maia é um clube desportivo direcionado para a prática da ginástica, em especial da acrobática, que marca sempre presença nos campeonatos da modalidade a nível europeu e mundial. Até ao momento, arrecadou 11 medalhas em várias competições internacionais e as expetativas para este torneio passam pela continuação das vitórias.

“O Acro Clube da Maia vai levar 17 ginastas ao próximo Campeonato do Mundo, na China. Esta nossa prova, que ocorre 15 dias antes, é um teste para tudo aquilo que vai ser apresentado nos Mundiais. Apesar de esta prova ser em casa, a concorrência é fortíssima. Somos ambiciosos e esperamos que tudo corra bem para o clube”, revela Lourenço França.

Vários dos atletas presentes contam com a experiência de longos anos de acrobacias e títulos, tendo encantado e vencido em 2015 a competição “Got Talent Portugal”, concurso da RTP1.

O torneio terá lugar no Complexo Municipal de Ginástica da Maia e será dividido por três fases: as sessões de treinos de entrada gratuita, a decorrer quarta e quinta-feira; a competição, que se realizará entre as 8h30 e as 22h30 de sexta-feira e sábado; e a final, no domingo, também entre as 8h30 e as 22h30. O passe de três dias custa 45 euros, o bilhete diário 18 euros e o bilhete para cada sessão tem o custo de 10 euros.