Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Aeroporto do Porto eleito o 3º melhor da Europa em 2015

  • 333

Prémio foi atribuído tendo por base um inquérito aos passageiros, cujo questionário incidiu sobre tempos de espera, cortesia dos funcionários e limpeza, entre outros indicadores

O Airports Council International elegeu o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, como o terceiro melhor aeroporto europeu em 2015. Este é o terceiro ano consecutivo em que esta infraestrutura aeroportuária recebe este galardão.

Em comunicado, a ANA refere que entre 2006 e 2011 o Sá Carneiro ficou nos três primeiros lugares, tendo sido considerado o melhor aeroporto europeu em 2007.

"Este é o nosso 9.º prémio nos últimos nove anos e é particularmente importante para nós quando o aeroporto do Porto ultrapassou a marca dos oito milhões de passageiros", afirma, no comunicado, o presidente do conselho de administração da ANA, Jorge Ponce de Leão.
Contactada pela Lusa, fonte da ANA refere que o ACI premiou em 1.º lugar o aeroporto de Keflavik (Islândia) e em 2.º lugar o de Moscovo (Rússia).

O prémio foi atribuído tendo por base um inquérito aos passageiros, cujo questionário incidiu sobre tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza e conforto, entre outros indicadores.

O ACI representa cerca de 450 aeroportos em 45 países europeus, responsáveis por cerca de 90% do tráfego aéreo na Europa e pela movimentação anual de mais de 1,7 mil milhões de passageiros.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro duplicou o número de passageiros e as rotas nos últimos dez anos.

Em 2015, o aeroporto do Porto atingiu os 8,1 milhões de passageiros, um aumento de 16,7% face ao ano anterior, o segundo maior crescimento entre os aeroportos nacionais, depois dos Açores, que beneficiou do efeito da liberalização das ligações aéreas e assim da entrada em operação das chamadas companhias de baixo custo.

Nos últimos dez anos, o número de passageiros do aeroporto Francisco Sá Carneiro subiu dos 3,1 milhões em 2005, para os 8,1 milhões em 2015, ano em que assinalou 70 anos de existência, segundo dados da ANA - Aeroportos de Portugal.