Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“Ficheiros Secretos” regressam “quase de certeza”

  • 333

d.r.

Chris Carter, criador de “X-Files: Ficheiros Secretos”, já está a pensar nos novos episódios e a CEO da FOX também está interessada numa nova temporada. Só falta encontrar uma vaga nas agendas de David Duchovny e Gillian Anderson

Depois do último episódio de “X-Files: Ficheiros Secretos”, transmitido ontem em Portugal pela FOX, a continuação da minissérie era ainda um mistério. O canal não tinha confirmado uma nova temporada e os criadores também não haviam dado a sua palavra em como queriam permanecer no projeto. Até hoje.

Em declarações ao jornal norte-americano “The New York Times” depois da transmissão do último episódio nos Estados Unidos, Chris Carter quebrou o silêncio. O criador da série tem “quase a certeza” de que o programa vai voltar e de que “é apenas uma questão de tempo” até que aconteça. “X-Files: Ficheiros Secretos” vai mesmo regressar à televisão.

Não é apenas intuição. As audiências das últimas seis semanas provam que os telespectadores gostaram do que viram — apesar de algumas críticas à forma como a série foi conduzida — e em produto vencedor não se mexe. “Já tive uma conversa informal com a Dana Walden [CEO do Fox Television Group] e ela disse-me que estavam interessados em continuar com novos episódios. A pergunta é quando. Há vontade de fazê-lo e acho que estão todos com vontade de fazer mais”, contou Chris Carter.

Chris Carter

Chris Carter

getty

O criador e argumentista já estará, segundo o que contou ao “TVGuide” em janeiro, a preparar o argumento de uma nova temporada e bastará encontrar um espaço na agenda dos atores para que se volte ao set de filmagens. David Duchovny e Gillian Anderson têm outros projetos em marcha e nem sempre é fácil agendar com antecedência um projeto desta dimensão, sujeito a mudanças e atrasos.

Em entrevista à revista “Rolling Stone”, Gillian Anderson deixou tudo em aberto — tal como o final da temporada —, sem esquecer os constrangimentos existentes. “Acho que terminámos [esta série de episódios] de uma forma em que é possível seguir numa direção ou noutra. Vai depender de muita coisa”, responde a ficcional agente Dana Scully. O facto de viver em Londres com os três filhos e ter contratos com outras produções pode complicar o regresso.

Também David Duchovny continua a filmar a série “Aquarius” e poderá não ter como se apresentar em “X-Files: Ficheiros Secretos” nos próximos tempos. No entanto, “a verdade está lá fora” e, fazendo jus ao mistério de toda a série, Duchovny deixou uma pista no Instagram. “The truth is on hiatus”, dando a entender que este não era o fim. Será mesmo um pequeno intervalo?