Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Em cheio!

  • 333

Bem construído, bem desenhado e com desempenho que o coloca muito perto de terminais mais caros. O melhor Nexus de sempre é também o melhor telemóvel para quem gosta da experiência Android mais “pura”

D.R.

D.R.

Não vale a pena estar com rodeios: este Nexus 6P é dos melhores terminais Android a passar no nosso laboratório nos últimos meses. Bem construído, bem desenhado, artilhado de tecnologia; a Huawei e a Google estão de parabéns por terem conseguido, em parceria, fazer aquele que é, sem dúvida, o melhor terminal a usar a marca Nexus. E, tratando-se de um telemóvel que ostenta a marca da Google, a experiência Android é aquela que os engenheiros e decisores da gigante norte-americana preconizam. Trata-se da versão mais recente do sistema operativo da Google, sem quaisquer alterações feitas pelo fabricante do telemóvel. O que é bom para quem valoriza o desempenho e a eficiência.

A tendência dos ecrãs grandes

Este é um telefone para mãos grandes e fortes. O ecrã de 5,7 polegadas está inserido dentro de uma moldura de alumínio - uma estreia nos Nexus - que tem algumas arestas vivas que se estranham a início. Atrás, o chassis é mais largo em cima, para albergar alguns dos componentes da máquina fotográfica. Todo este alumínio tem um preço: este é um telefone pesado.

A experiência Android é muito boa. Aliás, não seria de esperar outra coisa. No tempo em que tivemos o telefone para teste, o Android 6.0 passou a Android 6.0.1. Além disso, recebeu mais duas atualizações de segurança. Os utilizadores que investem nos terminais Nexus continuam a ter acesso total às versões mais recentes do sistema operativo da Google. Sistema que “voa” no hardware integrado neste terminal.

Muito rápido

Os resultados dos testes de desempenho colocam este Nexus junto a terminais bastante mais caros. Galaxy Edge 6+ ou Xperia Z5 Premium, por exemplo. Sim, por menos 200 euros, este terminal consegue resultados semelhantes aos referidos. Não em todas as vertentes. As câmaras dos dois telefones mencionados são melhores do que as integradas neste Nexus. Mas, garantimos, a funcionar o 6P é muito bom.

É impossível terminar esta análise sem referir a qualidade do ecrã. Elevada resolução, boa densidade de píxeis e muita cor. Usa o mais recente vidro Gorilla Glass e a experiência de visualização é muito boa em qualquer situação. Este Nexus já tem uma porta USB Type-C, daquelas em que não temos de nos preocupar com a posição da ficha quando ligamos o cabo para carregar o telemóvel ou para trocar dados com o computador.

Características

Designação: Huawei Nexus 6P
Preço: €699
Sistema operativo: Android 6.0.1
Ecrã: AMOLED 5,7" (2560x1440 píxeis)
Processador: 8 núcleos a 2 GHz
Memória RAM: 3 GB RAM
Armazenamento: 32 GB
Comunicações: USB Type-C, Wi-Fi, BT 4, NFC, MicroSD
Câmaras: 8 e 12,3 MP
Bateria: 3450 mAh
Dimensões: 159,4x77,8x7,3 mm
Peso: 178 g