Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

PSP com metade do dinheiro para combustível? Ministério fala em reforço das verbas

  • 333

João Carlos Santos

Em sequência da manchete desta sexta-feira do “Correio da Manhã”, o Ministério da Administração Interna esclareceu haver um reforço na verba para a aquisição de bens e serviços, veículos, equipamentos e combustível

O orçamento da PSP para este ano tem mais 13 milhões de euros do que em 2015 para a aquisição de bens e serviços, veículos, equipamentos e combustível, avançou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

“A PSP tem no seu orçamento, para gerir ao longo do ano, cerca de 13 milhões de euros a mais do que teve em 2015 para a aquisição de bens e serviços, de veículos, equipamentos. É nestas rubricas que se insere o montante para combustíveis”, adianta o MAI.

O esclarecimento do Ministério da Administração Interna surge após o Correio da Manhã noticiar que a PSP vai ter um corte de 50% na verba que receber do Estado para gastar em combustível.

Segundo o MAI, o orçamento da PSP para 2016 é de 734,8 milhões de euros, representa um aumento de 21,458 milhões de euros em relação à dotação orçamental de 2015 (mais três por cento).

O Ministério da Administração Interna sublinha que, o reforço do orçamento em cerca de 13 milhões de euros para as rubricas de aquisição de bens e serviços, veículos, equipamentos e combustível, “permite à PSP encarar com tranquilidade a execução orçamental de 2016”

O MAI refere ainda que a PSP tem feito, ao longo dos anos, “uma gestão flexível do seu orçamento, acomodando, em cada ano, as necessidades reais da sua execução orçamental, pelo que é puramente especulativo considerar que a operacionalidade das viaturas está em causa”.