Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Há mais dois casos de zika em Portugal

  • 333

O vírus zika foi considerado pela OMS uma emergência de saúde global, no passado dia 1 de fevereiro

CARLOS JASSO / REUTERS

DGS confirma ao Expresso que existem nove casos importados de infeções por vírus zika no nosso país. Os dois novos casos dizem respeito a um homem e uma mulher que vieram do Brasil

Existem mais duas pessoas infetadas com a doença por zika em Portugal. Os dois casos dizem respeito a um homem e uma mulher que vieram do Brasil, segundo avançou ao Expresso fonte da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O nosso país passa assim a ter nove casos importados de vírus zika. Os casos confirmados foram importados de dois dos países mais afetados em Portugal: oito do Brasil, o país mais afetado pela epidemia, e um da Colômbia, o segundo mais atingido. Ainda assim, a DGS garante no seu site que “esta situação não eleva o nível de risco uma vez que esta doença só se transmite, em regra, por mosquitos de espécies que não estão identificadas em Portugal Continental.”

Ainda no início desta semana a DGS recebeu notificação do sétimo caso importado de doença por zika, quase um mês depois de ter sido conhecida a sexta pessoa infetada pela doença que se manifesta através de “febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.”

Recorde-se que a 1 de fevereiro a Organização Mundial de Saúde declarou emergência de saúde internacional, na sequência da possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos, apesar de esta ligação ainda não ter sido cientificamente comprovada.

No entanto, e de acordo com a DGS, os riscos desta infeção causada pelo Aedes Aegypti só existem em áreas onde a propagação se verifica “de forma descontrolada”, como países da América do Sul, África e Caraíbas. As mulheres grávidas foram desaconselhadas em janeiro deste ano pelo diretor-geral de Saúde, Francisco George, a viajar para os países “onde o problema zika tem esta expressão epidémica.

Notícia atualizada às 23h03