Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Terra tremeu nos Açores esta madrugada

  • 333

ANTÓNIO ARAÚJO/LUSA

Um sismo de 4,1 na escala de Richter fez abalar a ilha de S. Miguel durante esta madrugada. Apesar da intensidade do sismo, não houve quaisquer vítimas ou danos

No arquipélago dos Açores a terra tremeu. Um sismo com magnitude 4,1 na escala de Richter foi sentido esta madrugada na ilha de São Miguel. Mas para a maioria dos habitantes da região o acontecimento terá passado despercebido, sendo que não causou quaisquer vítimas ou danos na região.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que o sismo foi sentido pelas 3h21 desta quinta-feira (4h21 em Lisboa), com o epicentro a localizar-se no mar, a cerca de 30 quilómetros a oeste da freguesia de Ginetes, concelho de Ponta Delgada.

O IPMA confirma ainda que o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Ginetes. Foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Relva, S. Sebastião e Livramento, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Uma réplica ocorreu no mar às seis da manhã, com uma magnitude de 2,0, valores que não afetaram a ilha. No passado mês de janeiro, foi sentido um sismo exatamente com a mesma intensidade (4,1) na mesma região.