Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Embaixada britânica vende quarteirão em Lisboa

  • 333

O quarteirão em causa foi registado em 2008 como propriedade da comunidade britânica, depois de ter sido originalmente cedido pelo Estado português no século XVIII

A Embaixada Britânica assinou um contrato-promessa com um privado para a venda de um quarteirão em Campo de Ourique, conhecido como o "quarteirão inglês", por 3,5 milhões de euros, conta a edição do "Diário de Notícias" desta quarta-feira.

Devido ao contrato já assinado, os britânicos ficaram responsáveis de despejar os inquilinos de vários terrenos e edifícios, de onde fazem parte a sede da Ordem dos Economistas, o Cemitério Israelita, o edifício Estrela Hall – espaço que serve de sede para a companhia teatral inglesa The Lisbon Players. O único espaço desse quarteirão não alienado será o Cemitério Inglês, segundo o "DN".

O aviso de despejo enviado pela Embaixada britânica foi enviado por email. A companhia teatral The Lisbon Players está presente em Lisboa desde 1947 – e desde 2013 é considerada pelo município uma instituição de "elevado interesse cultural".

De acordo com o "DN", a alienação do quarteirão está para breve, sendo que a Embaixada do Reino Unido comprometeu-se a despejar os atuais proprietários antes da celebração do contrato de compra e venda.

A assembleia municipal (AML), por unanimidade, recomendou à Câmara de Lisboa, esta terça-feira, que "não permita a alteração de uso daquele espaço, classificado "como equipamento" no Plano Diretor Municipal. E recomendou que a CML "pondere" exercer, "nos termos da lei, o direito de preferência na aquisição", escreve o "DN".

O quarteirão dos ingleses foi registado, em 2008, como propriedade da comunidade britânica, depois de ter sido originalmente cedido pelo Estado português no século XVIII.