Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ainda vale a pena comprar câmaras

  • 333

d.r.

Num mundo dominado pelos smartphones, é natural que a vida das câmaras compactas esteja em risco. Mas, mesmo quem usa um iPhone 6s ou um Galaxy S6, vai conseguir ver (bem) a diferença quando olhar para as fotos e vídeos criado pela G9X

Todos os estudos de mercado comprovam a perceção geral que o mercado das máquinas fotográficas digitais compactas está em queda. Para a grande maioria dos utilizadores, a câmara do smarpthone é suficiente para criar memórias visuais. Mas também é verdade que muitos ficam desiludidos com a qualidade de imagem. Quem é que ainda não se queixou de fotos escuras, desfocadas, tremidas ou, simplesmente, sem qualidade? Para conseguir fotos realmente boas em todas as situações de luz (ainda) é necessário usar uma câmara dedicada.

Apesar de compacta o suficiente para ser transportada na maioria dos bolsos, a PowerShot G9X tem um sensor de uma polegada que permite um detalhe assinalável, bem acima do conseguido pelos melhores smartphones. O mesmo se pode dizer da cor, onde os tons mais quentes, tão típicos da Canon, são evidentes. Aqui não há cores a "gritar", o que ajuda a tornar fotos de pessoas e de interiores mais apelativas e mais naturais.

Outra grande vantagem do sensor generoso é a maior sensibilidade à luz. Não chega ao nível de outras câmaras mais avançadas (e mais caras), mas, regra geral, a perda de qualidade só é notória quando fotografar a ISO 6400 ou superior. O suficiente para conseguir boas imagens em interiores pouco iluminados ou mesmo durante a noite. Se necessário, o flash incluindo dá uma grande ajuda. Aliás, mesmo em automático consegue-se imagens equilibradas usando o flash, o que é uma raridade neste segmento.

Os fãs de vídeo poderão ficar desiludidos com a falta de 4K – o standard de maior resolução de vídeo. Mas, numa câmara deste tipo, não criticamos esta ausência. Aliás, preferimos ter bom Full HD, que é o caso, a um mau 4K. Melhores píxeis do que muitos píxeis.

O poder do toque

A G9X fotografa a um bom ritmo, isto se usarmos um cartão de memória rápido, e foca depressa quando há boa luz. Quando isto não acontece, a velocidade de focagem baixa bastante, mas verificámos que raramente há falsos positivos. Ou seja, é difícil ter uma foto desfocada.

O ecrã de 3 polegadas dá-se bem com a luz solar. E ainda bem, já que é aqui que controlamos os menus. A ausência de D-Pad (os botões direcionais) obriga-nos a usar o tátil, o que exige alguma habituação. Não nas tarefas comuns, como alterar os parâmetros fotográficos ou escolher a zona a focar ou expor, mas sim nas configurações. Pela positiva, o anel de controlo na objetiva é prático para quem prefere o manual, e o botão Q faz abrir as opções que interessam.

O Wi-Fi permite o acesso remoto, o que dá jeito, por exemplo, para selfies, até porque o ecrã da câmara é fixo. O NFC supostamente facilita a configuração da rede sem fios, mas uma vez mais experimentámos problemas com a configuração automática da Canon. Aliás, a app, apesar de funcional, ainda tem muito para melhorar. Por falar em apps, a G9X não foge à "instagramização" da fotografia. Não só há filtros, como cada uma das fotos pode ser sujeita a vários filtros e crops (cortes) em simultâneo, o que resulta numa variedade interessante para criar álbuns digitais. Neste aspeto, a possibilidade de gravar um vídeo de dois segundos que antecede cada foto funciona bem em fotos de pessoas e eventos.

A G9X é uma câmara divertida de utilizar, capaz de atingir bons resultados e que, caso o fotógrafo assim queira, possibilita o controlo apurado dos parâmetros. Mas mesmo em automático os resultados são muito bons. Pena que a bateria não dê para grandes entusiasmos, já que tem uma autonomia para cerca de 200 fotos.

CARACTERÍSTICAS

Sensor: BSI-CMOS 20 MP de 1”

Objetiva: 3x (eq. 24-84 mm), F2.0-4.

Foto contínua: 6 imagens por segundo

Velocidade de obturação: 1/2000 a 30 min

Vídeo: Full HD 50p

Conectividade: Wi-Fi, NFC, USB 2.0

Ecrã 3”: tátil

Autonomia: 220 fotos

Dimensões: 98x58x31 mm

Peso: 209 g