Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

“Toda a verdade”: aquilo que a ASAE apreende e o consumidor não vê

  • 333

Sindicato de funcionários publicou um vídeo com quase seis minutos em que divulga imagens das operações. Há baratas e outros bichos não identificáveis. Há (muita) sujidade e gordura. Há casinos ilegais e máquinas de jogo. O objetivo? “Demonstrar a realidade vivida pelos funcionários da ASAE”

Baratas, carne estragada, tachos sujos, casas e máquinas de jogo e muito mais. São estes os ingredientes do vídeo publicado terça-feira pela Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASF-ASAE), que pretende “demonstrar a realidade vivida pelos funcionários da ASAE” e alertar para as condições de trabalho.

“Se for um consumidor exigente e zelador, certamente estas imagens irão chocar por demonstrarem uma realidade "desconhecida”, lê-se na descrição do vídeo publicado no YouTube.

O vídeo, intitulado “Toda a Verdade”, começa com uma descrição da história da ASAE e depois avança para uma série de imagens fotografadas no decorrer das operações.

ASF-ASAE pretende reivindicar melhores condições de trabalho para os funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que “estão sujeitos a condições de risco” e são “escravos da falta de um Estatuto Profissional de Carreira”. O sindicato alerta ainda para os “salários baixos” e a “escassez de meios e materiais”.