Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

De onde veio este vento todo?

  • 333

ESTELA SILVA / LUSA

Costa portuguesa está em alerta laranja devido aos ventos fortes e grande agitação marítima. Instituto Português do Mar e Atmosfera explica o fenómeno e deixa um alerta: haverá frio depois do vento

Depois da chuva intensa do fim de semana, é o vento e a forte agitação marítima que agora alastram pelo litoral do país. A costa portuguesa está em aviso laranja, com ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir os 12 metros de altura máxima.

A intensificação do anticiclone dos Açores, em conjunto com uma depressão que atinge a Península Ibérica, levou a rajadas de vento até 90 km/h - que agora se sentem em o litoral. Ainda assim, este é um cenário melhor que o do passado domingo, onde sete distritos foram colocados sob "aviso vermelho" e o temporal causou cheias, quedas de árvores e vários danos pelo país.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) afirma que os avisos de forte ondulação acabam às 0h00 desta terça-feira mas um aviso amarelo poderá ser estendido para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O IPMA adianta ainda que as temperaturas irão baixar durante a semana e alerta para o gelo e geada causados pelo frio.