Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

A app de notícias em que um jornalista conta as novidades numa espécie de SMS

  • 333

Parece uma troca de mensagens normal, com palavras, imagens e GIF, mas é o novo serviço noticioso da revista Quartz. Por agora, este “assistente” só está disponível para iPhone

Imagine um jornal diferente, em que em vez de ler o título para decidir se quer ler o resto da notícia, lê o título e depois pergunta o que lhe interessar, recebendo uma resposta mais coloquial e em termos pouco técnicos. Este é o conceito da nova aplicação da revista Quartz, uma forma de informar o utilizador, disponível atualmente apenas para iPhone.

O conceito é diferente de qualquer noção de título, entrada, lead e outros termos jornalísticos clássicos. O utilizador recebe, como numa conversa por mensagens, avisos sobre notícias importantes, mas também imagens, GIF ou links. Se a curiosidade sobre o tema surgir, pode então responder e pedir mais informações sobre o tema.

O utilizador poderá escolher os tópicos sobre os quais deseja ser notificado, sendo que depois só é alertado para os mais importantes (evitando aquele ritmo imparável de notificações do Facebook que todos conhecemos).

Como a Quartz define, a aplicação é uma espécie de "assistente automático", com uma vantagem: as notícias, títulos e imagens são mesmo enviadas por jornalistas reais e não por um qualquer serviço automatizado. Leia aqui um exemplo de uma conversa que a app permite manter entre utilizador e jornalista: