Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

O PC do lado negro da Força

  • 333

d.r.

Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O universo Star Wars extravasa o mundo do cinema e a HP está ciente de que a franchise apela a muitos fãs de tecnologia. Assim, a criação de uma edição especial de um portátil Star Wars parecia uma ideia vencedora na teoria. Será que cumpre na prática? Sim, mas…
A unidade ótica é mais-valia, especialmente para quem ainda tem muitos conteúdos em DVD (um “piscar de olhos” aos jogadores), e o disco rígido tem uma capacidade generosa, mas sentimos falta de um SSD (unidades de armazenamento de memória sólida), sobretudo para acelerar o arranque da máquina, processo em que este PC se mostrou particularmente lento. Bem melhor é o ecrã full HD, que se revelou muito eficaz a lidar com reflexos. Uma característica importante para a saúde visual do utilizador.

Sente a força

Como seria de esperar numa edição especial, este é um PC recheado de pormenores. A começar pela esferovite de proteção que vem nas laterais do portátil e que são réplicas de uma nave TIE. Mas há muito mais: a caixa onde vem o transformador tem uma ilustração do Darth Vader; os sons que se ouvem durante a utilização do portátil remetem todos para o universo Star Wars; e o ícone da Reciclagem é uma Estrela da Morte (embora tal tivesse desaparecido quando instalámos uma das atualizações automáticas do Windows 10). E ainda podemos encontrar miminhos como uma BD de 1977, trailers, storyboards, arte conceptual, bastidores e muitas, muitas imagens.

Em termos de materiais utilizados e formato, não há nada de revolucionário e o portátil segue a linha Pavilion da HP, que prima pela utilização do plástico. Há sim uma “pele” dedicada ao tema Star Wars e que funciona bem a nível estético, já que a cor cinzenta combina bem com o Darth Vader da tampa e com o Stormtrooper do interior. A retroiluminação vermelha das teclas destaca-se, mas o cursor é demasiado pequeno e sensível, pelo que acabámos por fazer zoom inadvertidamente muitas vezes.

A inclusão de um processador gráfico dedicado (Nvidia GeForce 940M) faz com que esta máquina seja capaz de lidar com jogos, mas está longe da performance que um gamer pretende do seu PC. Os testes mostram que, ao executar jogos exigentes, consegue ultrapassar a barreira das 30 imagens por segundo na entrada da alta definição (720p), o que assegura a fluidez dos jogos, mas baixa desse valor quando aumentamos a exigência para o Full HD suportado pelo ecrã. Em suma, dá para jogar, mas este portátil não pode ser considerado uma máquina de jogos.

Características

Designação: HP Star Wars Special Edition 15-an001np
Preço: €1099
Representante: hp
Ecrã: 15,6” (1920x1080 píxeis)
Processador: Core i7-6500U de dois núcleos a 2,5 GHz
Memória RAM: 8 GB
Armazenamento: disco rígido de 1 TB
Processador gráfico: GeForce 940M
Unidade ótica: gravador de DVD
Conexões: Ethernet, Wi-Fi e BT 4.0, HDMI, 2x USB 3.0, USB 2.0, leitor de cartões
Dimensões: 384x261x25 mm
Peso: 2 kg