Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Zika. Investigação e desenvolvimento de vacina são prioridade para a OMS

  • 333

A Organização Mundial de Saúde considera urgente perceber se se comprova a relação entre o vírus e os casos de microcefalia. Urgente é também os laboratórios desenvolverem uma vacina

Com o vírus Zika a ser declarado emergência de saúde global, as duas principais linhas de ação estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde na reunião que esta segunda-feira reuniu vários especialistas visam o aprofundamento da investigação sobre a possível relação entre a infeção e os casos de microcefalia, e a concentração dos laboratórios farmacológicos no desenvolvimento de uma vacina.

Segundo disse ao Expresso o diretor-geral da Saúde, Francisco George, estas são as duas prioridades fixadas, sendo que encontrar uma vacina “não deve ser muito complicado”, uma vez que o vírus é considerado “estável”.

“Os casos de microcefalia e outras desordens neurológicas por si mesmos, pela sua gravidade e pela carga que implicam para as famílias constituem por si só uma ameaça e por isso aceitei a recomendação do Comité”, anunciou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, na conferência de imprensa realizada em Genebra, Suíça, após a reunião.