Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

PS quer saber por que razão PSD/CDS aumentaram gestores públicos em 150%

  • 333

TIAGO PETINGA / LUSA

Remuneração mensal do presidente Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) subiu de seis mil para 16 mil euros e o da vogal passou de cinco mil para quase 13 mil euros - são duas das situações que envolvem decisões do anterior Governo

O dirigente socialista João Galamba afirmou esta segunda-feira que aguarda as explicações do PSD e do CDS-PP sobre "a decisão" do anterior Governo de aumentar em outubro passado alguns gestores públicos na ordem dos 150%.

Este desafio foi lançado pelo porta-voz do PS em reação à notícia avançada pelo “Jornal de Notícias”, segundo a qual o anterior executivo aprovou um aumento do salário de três membros do conselho de administração da entidade reguladora da aviação civil em cerca de 150%.

De acordo com os dados avançados pelo mesmo jornal, a remuneração mensal do presidente Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) subiu de 6.030 euros para 16.075 na sequência desta decisão, o salário do vice-presidente aumentou de 5.499 euros para 14.468 euros e o da vogal passou de 5.141 euros para 12.860.

De acordo com João Galamba, "esperava-se que o PSD visse explicar publicamente os contornos das notícias publicas que dão conta de aumentos salariais de alguns gestores públicos em mais de 150%, decisão tomada nos últimos dias do seu Governo". "Aguardamos explicações do PSD e do CDS-PP sobre esta informação, que revela mais uma vez a duplicidade do comportamento da direita", considerou o membro do Secretariado Nacional do PS.

  • Presidente do conselho de administração da entidade reguladora da aviação civil passou a receber mais de 16 mil euros. Notícia avançada pelo “Jornal de Notícias” revela que decisão foi tomada em outubro, no fim da governação de Passos e Portas