Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Resgatados com vida quatro tripulantes de embarcação naufragada nos Açores

  • 333

O alerta foi dado cerca das 2h da madrugada, tendo sido acionados de imediato vários meios para o local. Os quatro tripulantes da embarcação que naufragou ao largo de São Miguel, nos Açores, foram este domingo resgatados com vida

Os quatro tripulantes de uma embarcação que naufragou ao largo de São Miguel, nos Açores, foram este domingo resgatados com vida numa operação que envolveu meios da Marinha e da Força Aérea Portuguesa, disse à Lusa o comandante Cruz Martins.

Segundo o oficial de relações públicas do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, o alerta foi dado cerca das 2h da madrugada, tendo sido acionados de imediato vários meios para o local.

O comandante Cruz Martins adiantou que o alerta foi dado através de um equipamento eletrónico que algumas embarcações dispõem e que, quando acionado, emite um sinal de socorro e dá o nome da embarcação e uma posição muito próxima do sítio onde está localizada.

“Por volta das 2h captámos esse sinal e ativámos vários meios para averiguar o que se estava a passar”, contou o oficial, precisando que foram enviados para a zona um salva-vidas da Capitania de Ponta Delgada, um helicóptero da Força Aérea e a corveta que está em serviço no arquipélago dos Açores.

O salva-vidas fez buscas nessa área e acabou por descobrir a embarcação naufragada, que se encontrava já em cima de rochas e numa zona sem acesso por terra.

“Depois de ter sido localizada a embarcação, localizou-se também os quatro náufragos que já se encontravam em cima das rochas”, com sinais de hipotermia, disse o comandante Cruz Martins.

Os quatro tripulantes da embarcação foram retirados do local pelo helicóptero da Força Aérea, que os transportou para o aeroporto de Ponta Delgada, de onde seguiram para o hospital de Ponta Delgada.

“Os quatro náufragos estão em situação de hipotermia, mas encontram-se bem graças a estas ações desenvolvidas”, sublinhou o responsável.