Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu o jornalista José António Salvador

  • 333

O jornalista e especialista de vinhos morreu este domingo devido a problemas cardíacos, aos 68 anos. Passou por vários jornais, trabalhou na SIC e era colaborador regular da revista Visão. Escreveu dois livros sobre Zeca Afonso e estava a preparar um documentário

O jornalista José António Salvador estava hospitalizado e morreu este domingo devido a problemas cardíacos. O jornalista passou pelo “Diário Popular”, pelo “O Jornal”, trabalhou na SIC, colaborou com o jornal Expresso e, mais recentemente, até adoecer, tinha uma crónica semanal sobre vinhos na revista Visão.

Durante vários meses José António Salvador chegou a estar internado à espera de um transplante de coração, tanto em Lisboa como em Paris.

Recentemente, voltou a ser internado com problemas de saúde, identificados após uma consulta de rotina. Viria a falecer vítima de paragem cardíaca.

José António Slavador também fundou a Gazeta da Semana, deu formação a jornalistas na Guiné Bissau em 1977/78 e mais tarde trabalhou também no “Semanário Económico”. Na SIC teve uma rubrica de gastronomia.

O jornalista escreveu vários livros sobre vinhos e gastronomia. E tem ainda dois livros sobre Zeca Afonso, de quem era amigo: Livra-te do Medo - Histórias e Andanças do Zeca Afonso (1985) e José Afonso: O Rosto da Utopia (1994). Estava atualmente a preparar um documentário sobre o cantor e compositor.

José António Salvador tinha 68 anos e era natural de Espinho.

O corpo vai estar na igreja de São João de Deus (na Praça de Londres, em Lisboa), a partir das 18h00 desta segunda-feira, dia 1, e o funeral sai da igreja às 13h00 de terça-feira com destino ao cemitério dos Olivais.

[notícia atualizada às 12h42 de dia 1 de fevereiro]