Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Tempos de espera nas urgências vão passar a estar online

  • 333

Tiago Miranda

Portal do Serviço Nacional de Saúde vai mostrar afluência aos bancos dos hospitais

A demora dos atendimentos nos serviços de urgência dos principais hospitais vai passar a estar disponível na internet, em tempo real, a partir de dia 1 de fevereiro, ficando os utentes com possibilidade de escolher o banco a que recorrer. Segundo a revista “Visão”, que esta quinta-feira irá para as bancas, esta informação vai ser disponibilizada no portal do Serviço Nacional de Saúde, que estará acessível na próxima segunda-feira.

O informação sobre a capacidade de resposta das urgências visa não só facilitar a vida dos utentes do SNS, como também tentar que haja uma melhor distribuição na afluência aos vários hospitais, contando o Ministério da Saúde que sejam os utentes a procurar os que estiverem menos saturados.

Além destas indicações, o site mostrará o tempo de espera para os chamados “atos programados”, consultas de especialidade e intervenções, e contará ainda com outro tipo de informação, como sejam bases de dados sobre a saúde e conselhos médicos para atuar em caso de doença ou de acidentes. Prevê-se que os cuidados a ter em caso de gripe estejam disponíveis logo na abertura do portal.

Na VISÃO que chegará quinta-feira às bancas poderá ler mais pormenores sobre este novo serviço.