Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Celebrar o amor em Nova Iorque (ou os beijos de regresso à rua)

  • 333

Para marcar o dia de S. Valentim, a 14 de Fevereiro, a cidade vai apetrechar a sua praça mais simbólica com uma instalação artística dedicada ao amor. “Heart of Hearts” pretende trazer de novo os beijos para a rua.

"O Beijo". Uma foto, em Times Square, tirada a 14 de agosto de 1945, eternizaria para sempre o beijo que um marinheiro deu a uma enfermeira naquele local. O Japão rendera-se e a Segunda Guerra Mundial chegara ao fim - e no meio de euforia, o fotógrafo Victor Jorgesen registava esse momento para sempre. Mais de setenta anos volvidos, Nova Iorque quer voltar a fazer daquela praça um local de amor... e de beijos. Um colectivo artístico de 'designers', o Collective-LOK, vai levar à praça uma instalação artística, chamada "The Heart of Hearts" (O Coração dos Corações). São nove corações de três metros de altura, e dentro de cada um, há uma espécie de cabine telefónica para os casais se beijarem. Os corações, que são dourados e espelhados, refletem os casais no seu interior, criando um caleidoscópio de imagens - mas também o podem refletir a si, se decidir fazer prova de autoestima... e beijar-se a si próprio. (Por que não?)

De 9 de fevereiro até 6 de março, o coração de Nova Iorque estará repleto de corações e o amor andará no ar, além do bulício habitual, das luzes e dos néons. O Coletivo Artístico LOK é formado por três arquitetos norte-americanos de renome: Jon Lott (do atelier PARA), William O'Brien Jr (do gabinete WOJR) e por Michael Kubo (do atelier Over, under). "Estamos radiantes por criar o "Coração dos Corações" para o dia de S. Valentim, um anel de noivado para o nosso caso de amor com o espetáculo que é Times Square", afirmou o coletivo. "É verdadeiramente uma oportunidade especial para dotar o espaço de intimidade e "performance" no coração da cidade, que esperamos que os visitantes apreciem". Este ano, há ainda mais uma razão para visitar a "Big Apple".

A instalação artística criada para o dia de S. Valentim, em Nova Iorque, vai ocupar Times Square a partir de dia 9 do próximo mês.

A instalação artística criada para o dia de S. Valentim, em Nova Iorque, vai ocupar Times Square a partir de dia 9 do próximo mês.