Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Os estilistas que mandam em Hollywood

  • 333

Eles reinam no Instagram e entre as estrelas do cinema. Eis alguns dos mais cobiçados “stylists” das celebridades

Com a aproximação da cerimónia dos óscares, no final de fevereiro, as estrelas de Hollywood têm todas uma preocupação no topo da sua lista de prioridades: encontrar o visual perfeito para a passadeira vermelha. O Instagram é um bom aferidor dos estilistas mais procurados para percorrer aquela passerelle privilegiada.

1. Micaela Erlanger

Clientes-chave: Jared Leto, Lupita Nyong'o

Micaela Erlanger foi a responsável pelo visual da atriz queniana Lupita Nyong'o. Costuma ficar amiga das suas clientes, no fim do processo de styling

Micaela Erlanger foi a responsável pelo visual da atriz queniana Lupita Nyong'o. Costuma ficar amiga das suas clientes, no fim do processo de styling

Foi a autora do 'look' de Lupita Nyong'o, a atriz queniana que venceu o óscar de melhor atriz secundária em 2014. O vestido Calvin Klein, integralmente feito de pérolas, valia 138.298€ e foi tão apreciado que foi mesmo roubado (reapareceu dois dias mais tarde, num hotel em Londres). A estilista de 29 anos, que já vestiu celebridades como Winona Ryder, aposta num look diferente do que é a norma em Hollywood. "É todo um processo, uma conversa, uma colaboração entre mim e a pessoa que vou vestir. Conhecer alguém demora tempo", disse à Vanity Fair. Ela não impõe um estilo às suas clientes. Trocam ideias, emails e até fotografias, até chegarem a uma solução que agrade a todos. "Procuro sempre contar uma história através da imagem." Erlanger aposta normalmente em vestidos arriscados, com silhuetas diferentes, que criam 'looks' invulgares. "É questão de não ter medo e experimentar coisas diferentes, e ser capaz de interpretar o risco percebendo o que é ou não usável."

2. Erin Walsh

Clientes-chave: Sarah Jessica Parker, Maggie Gyllenhaal

Conhecida pelos "looks" arrojados, esta estilista de 30 anos começou por trabalhar na revista Vogue. Formada em Estudos Teatrais pela Universidade de Nova Iorque, onde vive, apaixonou-se pelo conceito de "storytelling" e por criar imagens icónicas. Por isso, os seus 'looks' têm sempre um elemento de surpresa. "Gosto muito de pensar 'fora da caixa'." Trabalhou com inúmeros fotógrafos de renome e os seus editoriais de moda já foram publicados em várias revistas internacionais. Foi a responsável pelo styling de Gwyneth Paltrow na campanha publicitária do perfume Hugo Boss.

3. Kate Young

Clientes-chave: Natalie Portman, Sienna Miller, Rachel Weisz, Selena Gomez, Michelle Williams

Lembra-se do visual de Angelina Jolie nos óscares de 2012, com uma perna inteira fora de um longo vestido preto? Pois bem, a escolha foi dela - da estilista Kate Young. O vestido era Versace, mas o que ninguém esqueceu foi a atitude. Young começou a sua carreira como assistente de Anna Wintour, a toda-poderosa diretora da Vogue norte-americana. Criou uma coleção de roupa para a marca Target, a segunda maior marca americana de venda a retalho nos EUA. Prada, Louis Vuitton, Jason Wu e Dior são algumas das suas marcas preferidas. Sobre o universo da moda, diz: "Quem quer entrar deve assegurar-se que tem uma educação vasta, não apenas de moda. Arte, arquitetura, design, literatura... É preciso mais do que conhecer o último desfile da Givenchy".

4. Brandon Maxwell

Cliente-chave: Lady Gaga

Brandon Maxwell: o estilista que veste Lady Gaga desde 2012 lança este ano a sua marca própria, que quer posicionar como "luxo americano"

Brandon Maxwell: o estilista que veste Lady Gaga desde 2012 lança este ano a sua marca própria, que quer posicionar como "luxo americano"

É o estilista que veste Lady Gaga desde 2012. Ou seja, foi ele que poliu aquele estilo absurdamente excêntrico da cantora "vestida" de bifes, da autoria de Nicola Formichetti (de quem Maxwwell foi assistente dois anos) e lhe deu um visual mais "adulto" e elegante. Foi Maxwell quem vestiu Gaga para a atuação da cerimónia dos óscares no ano passado e para a digressão com Tony Bennett. Também é da sua autoria o vestido de sereia, feito à medida, que a cantora usou nos grammys. Mas o estilista nova-iorquino de 30 anos conta apenas uma celebridade na sua carteira de clientes. E vai lançar, esta primavera, a sua coleção em nome próprio, a Brandon Maxwell Collection, posicionada como "luxo americano". "Fazer styling é dar aos clientes o que eles querem." Foi, de resto, na aprendizagem prática do 'styling' que Maxwell retirou os seus aprendizados. Os seus cortes são elegantes e femininos.

5. Joseph Cassell

Clientes-chave: Taylor Swift, Gigi Hadid

Joseph Cassell é o responsável exclusivo da imagem de Taylor Swift, a sua principal cliente

Joseph Cassell é o responsável exclusivo da imagem de Taylor Swift, a sua principal cliente

Há cinco anos que Joseph Cassell é o responsável exclusivo pelo visual de Taylor Swift, a cantora mais bem-paga e das mais influentes da música norte-americana. Foi ele quem fez a transição do look de cantora country e inocente para a popstar sexy, hoje com 26 anos. Este estilista começou no mundo da música, onde durante 12 anos foi responsável pelo visual dos seus artistas, nas sessões fotográficas e videoclips. Nos últimos 15 anos, assegurou o styling de numerosas sessões fotográficas, digressões mundiais, capas de álbuns, campanhas publicitárias e videoclips que ganharam vários prémios. Conhecido pela sua organização, Swift descreve-o assim: "Está sempre dois passos à frente em relação a qualquer coisa que eu queira, sejam óculos escuros ou sapatos". Vive em Los Angeles com o marido e dois filhos.

6. Leslie Fremar

Clientes-chave: Julianne Moore, Reese Witherspoon, Charlize Theron, Scarlett Johansson

Leslie Fremar é considerada a estilista mais poderosa de Hollywood

Leslie Fremar é considerada a estilista mais poderosa de Hollywood

Foi considerada a estilista mais poderosa de Hollywood em 2015, na lista dos "25 stylists mais poderosos" do canal televisivo Hollywood Reporter. "Sou um bocadinho controladora", confessa ela, que viaja duas vezes por mês entre a sua casa, em Nova Iorque, e Los Angeles, onde vivem os seus clientes. Tem uma longa lista de clientes A e relações de trabalho de longa duração. "Sigo os meus instintos", garante. "Se algo me entusiasma verdadeiramente quando o vejo pela primeira vez, sei que vai ser um sucesso." Também começou como assistente de Anna Wintour, na Vogue americana - algo que parece ser um prognóstico de sucesso. "Adorei trabalhar com ela, e acredito sinceramente que não seria tão bem-sucedida ou tão trabalhadora se não o tivesse feito. Moldou o meu carácter." Depois, foi diretora VIP da Prada, onde conheceu Salma Hayek (que levou um vestido Prada aos óscares de 2006). A saída de Leslie da Prada aconteceu depois de a atriz mexicana lhe ter pedido um vestido num prazo de menos de duas semanas para o festival de cinema de Cannes. Salma Hayek apresentou-a a Julianne Moore, e assim sucessivamente.. Recentemente, desenhou uma linha de roupa "Fruit of the Loom", que estará à venda em exclusivo na Bloomingdales, a partir de abril. É mãe de dois filhos.

7. Ilaria Urbinati

Clientes-chave: Bradley Cooper, Laura Dern

Nascida em Roma e criada em Paris, Urbinati lançou-se na moda aos 18 anos, trabalhando para a tia, a designer Laura Urbinati, na sua loja em West Hollywood. Hoje, é uma conceituada estilista - na última cerimónia dos óscares, vestiu 21 convidados, incluindo Bradley Cooper e Nina Dobrev. Pertence ao "The Wall Group", uma agência que representa estilistas, produtores, cabeleireiros, maquilhadores, e tem um fraquinho por cores fortes.

8. Jill Lincoln e Jordan Johnson

Clientes-chave: Jennifer Garner, Sofia Vergara, Jennifer Lawrence

Sofia Vergara delegou o styling do seu casamento à dupla Jill and Jordan

Sofia Vergara delegou o styling do seu casamento à dupla Jill and Jordan

A dupla trabalhava para a conhecida estilista Rachel Zoe antes de se lançar por conta própria. Foram as responsáveis pela cerimónia de casamento de Sofia Vergara.

9. Petra Flannery

Clientes-chave: Emma Stone, Claire Danes, Gwen Stefani, Zoe Saldana

A originalidade é a sua marca. Gosta de ser imprevisível, de 'looks' clássicos e elegantes, mas com um toque único. Sedeada em Los Angeles, esta estilista que vestiu Claire Danes para os Globos de Ouro um mês apenas depois desta ter tido o seu filho, ou que conseguiu vestir Zoe Saldana de cor de rosa, é a perita de moda do canal da AOL de Heidi Klum.