Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Marginal reaberta após remoção de baleia que deu à costa

  • 333

Facebook Câmara Municipal de Cascais

Trabalhos de remoção da carcaça, com oito a dez metros, obrigaram ao corte do trânsito nos dois sentidos

O trânsito na Avenida Marginal, entre Carcavelos e a Parede, foi reaberto às 21h, após uma operação para remover a carcaça de uma baleia que deu à costa no sábado, junto à praia da Parede na enseada do Hospital de Sant’Ana.

Segundo o Capitão do Porto de Cascais, as circunstâncias de remoção da carcaça obrigaram “o uso de maquinaria pesada nomeadamente uma grua”, assim como de outras viaturas de apoio e “como tal o uso desses equipamentos exigem um raio de segurança de toda a marginal”.

Para executar a operação, o comandante Mário Domingues explicou ainda que além da grua, houve também um camião que fará o transporte da carcaça, sendo por isso impossível “não causar transtorno” aos automobilistas.

A circulação na Marginal esteve cortada em ambos os sentidos desde às 17h até às 21h. O trânsito foi interrompido no troço entre a rotunda da Avenida Jorge V - em frente à praia de Carcavelos - e os semáforos da Parede.

A baleia-comum ainda juvenil, com oito a dez metros de comprimento, deu à costa na tarde de sábado. De acordo com Mário Domingues, o alerta “foi dado entre as 15h e as 15h30”, mas as condições meteorológicas adversas “que se verificaram ontem e anteontem (...) não permitiram trabalhar em segurança com carga suspensa, sendo este o método utilizado para este tipo de cenário”.

“Estamos a concretizar a operação dentro do tempo adequado”, concluiu o capitão.

As operações contam com o apoio da Proteção Civil Municipal, da Cascais Ambiente, da Cascais Próxima e da Polícia Municipal.