Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Direção-Geral da Saúde cria boletim de saúde sazonal

  • 333

Ferramenta on-line dá acesso a dados atualizados sobre a condição clínica da população em função da época do ano. Estreia esta sexta-feira com informação sobre a gripe

A partir desta sexta-feira, os portugueses vão poder saber mais sobre a evolução do estado de saúde da comunidade. A incidência da gripe no inverno, das alergias na primavera ou das ondas de calor no verão passa a estar atualizada e acessível na "Plataforma Saúde Sazonal", criada pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A ferramenta on-line começa agora a funcionar com informação sobre a atual época de gripe.

Acessível na página da DGS na internet, ou do Instituto Ricardo Jorge, entre outros; o portal permite saber quantas pessoas adoeceram com gripe, que vírus respiratórios estão a circular, quantas consultas foram feitas ou se há mortalidade associada, por exemplo. Passado o inverno, serão disponibilizados outros indicadores próprios dos problemas de saúde típicos de cada estação do ano.

"A nova ferramenta é única e foi concebida com um painel de mostradores sobre a evolução da saúde dos portugueses em função da época do ano", explica o diretor-geral da Saúde, Francisco George. O responsável acrescenta ainda que a "Plataforma Saúde Sazonal" é dinâmica e "será mantida para informar os cidadãos dos riscos associados a cada fase do ano".

A informação deverá funcionar como um contributo para a formação e a preparação da população no que diz respeito aos comportamentos adequados a evitar e a adotar. No inverno, por exemplo, proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço sempre que espirrar e nunca com as mãos.