Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Líder do PSD do Algarve convida Sócrates para falar de “política, justiça e indiferença”

  • 333

Glória Futebol Clube, em Vila Real de Santo António, acolhe no próximo sábado o antigo primeiro-ministro para a sua terceira conferência desde que deixou de estar em prisão preventiva

Depois de discursar em outubro em Vila Velha de Rodão, na Beira Interior, e de ter feito uma palestra em novembro em Vila Real, em Trás-os-Montes, sempre para plateias lotadas de apoiantes, chega agora a vez de Vila Real de Santo António, no Algarve. José Sócrates vai proferir a sua terceira conferência desde que deixou de estar em prisão preventiva, a convite do presidente da Câmara local e líder do PSD Algarve, Luís Gomes. A sessão está marcada para o auditório do Glória Futebol Clube, sábado, 9 de janeiro, às 16h.

O formato parece repetir o modelo usado até agora pelo ex-primeiro-ministro nos eventos anteriores. Será uma conferência num lugar fora de Lisboa (onde vive) com suficiente tempo de antena para falar dos mesmos temas: “Política, justiça e indiferença”.

Numa nota divulgada esta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assume o convite feito ao antigo chefe do Governo e o papel de moderador da sessão, adiantando que Sócrates “abordará algumas das questões que conduziram às suspeitas que recaem sobre si, bem como outros assuntos ligados à justiça e à política nacional, nesta que é uma das suas primeiras participações públicas após a entrevista que concedeu à TVI, em dezembro”. Segundo o comunicado, “a sessão pretende avaliar na primeira pessoa algumas das fragilidades que os organismos governamentais, o sistema judicial e os media revelaram ao lidar com um caso ímpar em termos de popularidade.”

Além das aparições em Vila Velha de Rodão e Vila Real, o principal arguido da Operação Marquês – o inquérito-crime em que está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais – esteve num “almoço solidário” na antiga FIL de Lisboa a 22 de novembro, com a presença do antigo presidente Mário Soares e de mais 500 pessoas, e concedeu uma entrevista de duas horas à TVI em dezembro que foi transmitida em duas partes no Jornal da Noite.

A presença de Sócrates em Vila Real de Santo António foi confirmada pelo seu assessor de imprensa, Nuno Fraga Coelho.