Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Previsão de chuva forte põe 12 distritos sob aviso laranja

  • 333

ESTELA SILVA / Lusa

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, vigora entre as 6h e as 18h desta segunda-feira, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera na sua página na internet

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira sob aviso laranja doze distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e persistente, bem como de agitação marítima.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 6h e as 18h desta segunda-feira, adianta o IPMA na sua página na Internet.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos dez metros de altura.

O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 6h desta terça-feira, devido à previsão de agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta segunda-feira céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e Alto Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, além da queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1200/1400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de intensidade. De acordo com o IPMA está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Em relação às temperaturas vão variar entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima enquanto Faro será esta segunda-feira a cidade mais quente com a máxima a chegar aos 19 graus.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.

Chuva vai abrandar e temperaturas baixam

A semana começa com chuva forte e persistente em todo o território nacional, dando algumas tréguas nesta terça-feira, dia em que baixam as temperaturas máximas e mínimas, de acordo com a meteorologista Madalena Rodrigues.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera adianta que a semana que esta segunda-feira começa será de chuva em todo o território nacional, com o dia ficar marcado por "muita nebulosidade e chuva por vezes forte e persistente nas regiões de norte e centro, podendo atingir o alto Alentejo".

Para terça-feira, o tempo irá "melhorar um pouco" no continente, registando-se apenas aguaceiros no norte e centro do país, de acordo com a meteorologista, além de queda de neve acima dos 800 metros de altitude, sendo que, a partir desta quarta-feira, a precipitação voltará, a partir do final da tarde.