Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mau tempo. Voos entre ilhas açorianas cancelados

  • 333

António Araújo/Lusa

O vento forte e a agitação marítima estão a marcar o último dia do ano no arquipélago dos Açores. O cancelamento das ligações aéreas entre as ilhas já afetou 110 passageiros

O vento forte que se faz sentir no arquipélago dos Açores já levou ao cancelamento de ligações aéreas entre algumas ilhas açorianas, afetando 110 passageiros, disse o porta-voz da companhia aérea SATA à Lusa.

O porta-voz da companhia aérea, António Portugal, adiantou que foram canceladas ligações da SATA Air Açores com as Flores, Graciosa, Pico e Horta (Faial), afetando 110 passageiros que serão reencaminhados na sexta-feira.

Segundo explicou António Portugal, "os voos saíram de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, mas a partida da Terceira para aquelas ilhas foi cancelada devido às condições meteorológicas".

Porto encerrado devido à agitação marítima

Devido às condições do estado do mar, o porto das Lajes do Pico está encerrado a toda a navegação, segundo um comunicado do capitão do Porto da Horta, Diogo Branco.

Fonte da Proteção Civil dos Açores adiantou à Lusa, no entanto, que "não há registo" até às 13h30 locais (mais uma hora no continente) de qualquer ocorrência relacionada com o mau tempo.

Devido à passagem de um novo sistema frontal as previsões meteorológicas apontam para o último dia do ano, nos Açores, para rajadas de vento que podem atingir os 120 quilómetros por hora e um aumento da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Face a estas condições meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um comunicado a aconselhar a adoção das principais medidas de autoproteção para estas situações, em particular nas zonas mais vulneráveis.