Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

ERC abre processo a notícia da TVI sobre o Banif

  • 333

Nuno Fox

Na noite de domingo de 13 de dezembro, a TVI divulgou em rodapé uma notícia relativa ao banco Banif em que avançava a possibilidade de o banco encerrar

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu “três participações” relativas a uma notícia da TVI sobre o banco Banif e abriu um processo sobre o assunto, disse esta quarta-feira fonte oficial à Lusa.

Na noite de domingo de 13 de dezembro, a TVI divulgou em rodapé uma notícia relativa ao banco Banif em que avançava a possibilidade de o banco encerrar. No dia seguinte, uma segunda-feira, as ações do Banif perderam mais de 40% e a estação de Queluz divulgou na sua página de Internet um esclarecimento a lamentar que a notícia “não tenha sido totalmente precisa e esclarecedora”, podendo “ter induzido conclusões erradas e precipitadas sobre os destinos daquela instituição financeira”.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da ERC disse que “recebeu, até ao momento, três participações relativas à transmissão de uma notícia sobre banco Banif nos serviços de programas TVI e TVI24”.

Nesse sentido, a ERC “já procedeu à abertura do processo correspondente, encontrando-se em curso as habituais diligências levadas a cabo pelos serviços” do regulador, concluiu.

A 15 de dezembro, o Conselho de Administração do Banif garantiu que, apesar do esclarecimento feito pela Direção de Informação da TVI, iria avançar para os tribunais devido aos danos provocados pelas notícias sobre o banco.

Um dia depois, o Banif adiantou que os sindicatos do setor bancário e clientes iriam juntar-se à ação-crime que iria ser colocada contra a TVI.

A 20 de dezembro, foi anunciado que o Banif, com 28 anos de vida, deixaria de existir tal como é conhecido, na sequência da resolução e venda ao Santander.