Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo ativa plano de contigência para o frio

  • 333

Rui Duarte Silva

O plano deverá estar em vigor até ao dia 31 de março e abrange toda a população da região com “especial enfoque para os grupos de maior vulnerabilidade, como os recém-nascidos, idosos e doentes crónicos”

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) ativou planos de contingência para as vagas de frio, devendo estes permanecer em vigor até 31 de março do próximo ano, informou aquela estrutura em comunicado.

De acordo com a ARSLVT, os estabelecimentos de saúde - agrupamentos de centros de saúde, centros hospitalares e hospitais - da região de Lisboa e Vale do Tejo ativaram os seus planos de contingência para "garantir uma resposta adequada dos serviços de saúde à população em caso de ocorrência de vagas de frio", prevenindo e minimizando os efeitos negativos da descida de temperatura.

Os "Planos de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas -- Módulo Inverno" pretendem, por um lado, "acautelar atempadamente eventuais dificuldades que o tempo frio, e o consequente aumento da procura, trazem aos serviços de saúde" e, por outro, assegurar "a estreita articulação entre os cuidados de saúde primários e as unidades de saúde hospitalares da região", procurando que atuem "numa lógica de complementaridade sinérgica e flexível, dando a resposta mais adequada em cada momento", lê-se na nota de imprensa.

As medidas abrangem toda a população da região de Lisboa e Vale do Tejo, cerca de 3,6 milhões de pessoas, "com especial enfoque para os grupos de maior vulnerabilidade, como os recém-nascidos, idosos e doentes crónicos", assinala a ARSLVT.

A mesma entidade alerta que, em caso de doença, não é aconselhável "correr para as urgências" ou "tomar antibióticos sem receita médica", mas ligar para a linha Saúde 24 através do número 808 24 24 24.

Veja aqui os locais de atendimento e respetivo alargamento dos horários dos cuidados de saúde primários da região de Lisboa e Vale do Tejo.