Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Morreu Meadowlark Lemon

Getty Images

Antiga estrela dos Harlem Globetrotters, tinha 83 anos

Durante quase 25 anos Meadowlark Lemon foi uma das estrelas dos Harlem Globetrotters, equipa que o fez despertar para o basquete muitos anos antes - quando tinha apenas 11 anos - depois de ver um filme sobre os feitos dos seus atletas. Com uma carreira invejável, muito reconhecida e mais de 16 mil espetáculos realizados com as famosas cores vermelha, azul e branca, Lemon morreu no domingo. Tinha 83 anos.

Ver as imagens de homens negros a destacarem-se numa modalidade, em tempo de segregação racial, e a fazerem proezas que o deixaram boquiaberto, foi a motivação que o levou a querer conquistar um lugar nos mesmos pavilhões.

Nascido na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, chegou a frequentar a universidade e serviu no Exército, tendo chegado aos Globetrotters em 1954. Quatro anos depois tornou-se o principal animador da equipa, função que manteve por duas décadas, associando momentos de comédia com lançamentos que pareciam impossíveis.

De acordo com o site oficial dos Globetrotters, ele jogou mais de 7,5 mil jogos consecutivos, o equivalente a mais de 92 temporadas da NBA, em mais de 100 países.

A morte de Meadowlark Lemon foi confirmada ao “The New York Times” pela mulher, Cynthia Lemon, de acordo com o Timeainda que não tenha sido revelada a causa.