Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

CP quer alugar comboios de longo curso à espanhola Renfe

  • 333

José Ventura

A frota de pendulares da companhia ferroviária não tem sido suficiente para responder ao aumento da procura. Entre 2013 e 2015, a procura no longo curso subiu de 4,48 para 5,25 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 17,2%. O serviço Alfa Pendular foi o que mais cresceu em termos percentuais

Helena Bento

Jornalista

A CP quer alugar comboios de alta velocidade à espanhola Renfe para responder à crescente procura do longo curso que tem vindo a verificar-se nos últimos anos. A notícia é avançada pela edição deste sábado do jornal Público.

A transportadora pública possui dez comboios pendulares que prestam serviço no eixo Braga – Faro, sendo que um desses comboios, em condições normais, deverá estar em oficina para manutenção. Mas nos picos de maior procura (como nos fins de semana e verão) isso não acontece, e a CP acaba por recorrer à totalidade da frota.

Com a revisão de meia vida dos pendulares a aproximar-se (terá início em março e custará 19 milhões de euros, segundo revelou Manuel Queiró, presidente da CP), que vai implicar que nos próximos dois anos haja pelo menos uma composição em oficina durante alguns meses), a solução encontrada pela companhia ferroviária - que terá ainda de ser aprovada pelo Governo - passa então por alugar comboios de alta velocidade à vizinha Espanha. Trata-se de "quatro ou cinco" S-120, construídos pela CAF e Alstom em 2005, capazes de circular a 250 km/hora na rede eletrificada portuguesa e espanhola e compostos por quatro carruagens, refere o jornal Público.

A revisão de meia vida dos pendulares prevê também a substituição de peças e componentes e uma alteração radical no seu layout, ao nível dos assentos, cores e interior do comboio. O Público refere que entre 2013 e 2015 a procura no longo curso subiu de 4,48 para 5,25 milhões de passageiros (valor estimado), o que representa um crescimento de 17,2%. Neste período, o serviço que mais cresceu em termos percentuais foi o Alfa Pendular, com 21,6%, tendo os Intercidades crescido 14,8%.