Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Texto, links, instruções: o mundo novo começou há 25 anos

  • 333

O primeiro website criado por Tim Berners-Lee, disponível em http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html

DR

Foi a 20 de dezembro de 1990, fez este domingo 25 anos, que Tim Berners-Lee criou o primeiro site - que só se tornou público em 1991. Tinha apenas texto e links, explicando o que era a web e como se fazia um site. Um quarto de século depois, há 3,2 mil milhões de utilizadores da internet em todo o mundo - uma parte substancial anda com ela no bolso

A 20 de dezembro de 1990 foi criado o primeiro site, por Tim Berners-Lee, fundador da World Wide Web. Nessa altura, a página ficou visível apenas no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), onde Berners-Lee trabalhava, e só no ano seguinte, em 1991, viria a estar acessível ao público. Contudo, aquele momento marcou o que viria a ser o arranque da web.

No Natal de 1990, Berners-Lee já tinha definido os principais conceitos e, segundo se lê no site do CERN, tinha também criado o software do primeiro browser e do primeiro servidor. Ainda que entretanto com algumas alterações, a primeira página que ficou visível está ainda disponível em http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

No site era explicado o projeto da World Wide Web: o que era o hipertexto, como se criava um website, quem estava envolvido no projeto e como se pesquisava informação na web.

O que mudou desde 1989

Em 1989, um ano ano antes de o site aparecer no CERN, Tim Berners-Lee tinha criado a WWW com o objetivo inicial de criar uma forma de partilha de informação entre os cientistas de universidades e institutos a nível mundial, como explica o CERN.

Já depois de, em 1991, ter sido tornado público o primeiro website, chegou outro momento importante: 30 de abril de 1993. Foi nesse dia que o software da web entrou no domínio público.

As estatísticas da União Internacional de Telecomunicações, uma agência das Nações Unidas, mostram que atualmente existem 3,2 mil milhões de utilizadores da internet a nível mundial, o que corresponde a 43% da população. Em 2000, eram 738 milhões (6,5% da população), refletindo um aumento significativo nos últimos 15 anos.

No caso em particular de Portugal, os dados do Banco Mundial mostram que em cada 100 portugueses 65 usavam a internet em 2014. Recuando até 2000, o número era mais pequeno: em cada 100 portugueses, 16 eram utilizadores da internet.

Outros dados do mesmo relatório mostram que hoje a banda larga móvel é o segmento mais dinâmico, usada por 47% da população mundial.

Um quarto de século depois de ter sido posto online o primeiro site, Tim Berners-Lee é presidente do World Wide Web Consortium, uma comunidade por ele criada em 1994, com cerca de 400 membros e que tem como objetivo potenciar a utilização da web a nível internacional.