Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Suplementos com cálcio inspecionados pelo Infarmed

  • 333

Autoridade nacional do medicamento revelou esta sexta-feira que vai atuar sobre o mercado dos suplementos com cálcio

Os produtos amplamente publicitados na televisão por figuras públicas como sendo eficazes para reforçar a presença de cálcio no organismo vão ser alvo de uma inspeção pelo Infarmed. Os peritos vão "verificar a conformidade destes produtos no mercado" e "inspecionar as peças publicitárias em causa", prometendo que o Infarmed "acionará todos os mecanismos ao seu alcance para proteger a saúde dos cidadãos".

Num comunicado enviado esta sexta-feira, os responsáveis da autoridade nacional do medicamento esclarecem que este tipo de produtos "não são medicamentos, pelo que não podem reivindicar que previnem, tratam ou diagnosticam doenças ou os seus sintomas". Por não serem fármacos, "não estão sujeitos aos mesmos requisitos no que respeita à comprovação da qualidade, segurança e eficácia".

Os peritos alertam ainda que, apesar de não serem medicamentos, estes produtos "não estão isentos de riscos para a saúde, quando utilizados em quantidades excessivas ou, por exemplo, em indivíduos com doenças renais ou a tomar outros medicamentos". Assim sendo, recomendam que qualquer toma seja precedida de aconselhamento médico ou farmacêutico.