Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rio proibido de entrar no pavilhão do FC Porto

  • 333

rui duarte silva

Ex-presidente da Câmara do Porto é convidado da Quadratura do Círculo, um dos programas que iria ser gravado no pavilhão no âmbito da conferência anual SIC Notícias e Caixa Geral de Depósitos

A conferência “Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas”, organizada pela SIC Notícias e Caixa Geral de Depósitos, mudou de lugar. Contrariamente ao que estava planeado, o evento vai afinal realizar-se na Alfândega do Porto. Tudo isto porque Rui Rio é dos convidados e o Porto Comercial SAD não quer que o antigo autarca entre nas instalações do pavilhão Dragão-Caixa, local inicialmente marcado.

A SIC refere que o pavilhão Dragão-Caixa já tinha sido reservado para a conferência há algum tempo. No entanto, quando os equipamentos estavam a ser instalado na manhã desta segunda-feira, a organização foi informada que Rui Rio não poderia entrar nas instalações, apesar de ser um dos convidados da Quadratura do Círculo (a exemplo do ano passado, o programa da Conferência inclui a gravação e a emissão em direto de vários programas da SIC Notícias).

“A direção da SIC Notícias considera esta proibição uma interferência abusiva na sua linha editorial. E, por óbvios motivos éticos, de independência e de transparência para com os telespectadores, recusou liminarmente a imposição, tendo decidido manter a conferência e todos os convidados, mudando apenas o local”, justifica o canal em comunicado.

O painel da Quadratura do Círculo é, habitualmente, composto por Jorge Coelho, José Pacheco Pereira e António Lobo, com moderação de Carlos Andrade. Por motivos pessoais, Pacheco Pereira não poderá estar presente, sendo substituído por Rui Rio.

A conferência “Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas” realiza-se esta terça-feira, pelas 9h, na Sala de Arquivo da Alfândega do Porto.