Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Refugiados: Portugal deverá contribuir com €30 milhões para o fundo de ajuda à Turquia

  • 333

Jeff J Mitchell/ Getty Images

No total, os Estados-membros comprometeram-se a contribuir com 2,5 mil milhões dos cofres nacionais. Dinheiro servirá para travar o fluxo de refugiados que chega através da Turquia

Marta Caires

Jornalista

30 milhões de euros. O valor ainda não está fechado, mas o contributo de Portugal para o Fundo de ajuda à Turquia deverá rondar esta ordem de grandeza e reflete as possibilidades do país.

“É um valor relevante do ponto de vista das finanças portuguesas”, disse esta segunda-feira de tarde em Bruxelas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ao anunciar o montante de 30 milhões de euros.

No entanto, o valor com que os Estados-membros se comprometeram no final de novembro é bem maior. São 2,5 mil milhões de euros - a retirar dos cofres nacionais - e que servirão para ajudar a Turquia a gerir o fluxo de refugiados e migrantes, contribuindo também para travar o número de requerentes de asilo que chegam aos países da UE.

Aos 2,5 mil milhões de euros juntam-se ainda mais 500 milhões adiantados pela Comissão Europeia.

“Portugal assegurará a parte que lhe há de caber”, adiantou Augusto Santos Silva, referindo que o processo de operacionalização ainda está em curso e que o valor de 30 milhões “carece de posterior afinação”.

Relação Turquia-Rússia

Questionado sobre as tensões entre a Turquia e a Rússia, na sequência da queda do avião militar russo abatido pelas autoridades turcas, Santos Silva diz que “nenhuma das partes tem interesse em prosseguir numa escalada” e que todos “têm interesse em gerir o incidente como um incidente”.

Santos Silva esteve esta segunda-feira reunido com o secretário-geral da NATO. Em Bruxelas, participou ainda num conselho dos negócios estrangeiros em que esteve também o homólogo turco. “Esperemos que (seja) excepcional e não repetível”, afirmou Augusto Santos Silva referindo-se ao incidente com o avião russo.