Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Ministério Público vai ter acesso automático a contas bancárias suspeitas

  • 333

Nova ferramenta informática vai ligar MP, bancos e seguradoras na comunicação automática de operações supeitas de lavagem de dinheiro

A partir do próximo ano, o Ministério Público vai ter acesso automático e em tempo real a contas bancárias que levantem suspeitas de envolvimento em lavagemde dinheiro.

Segundo noticia o "DN" na sua edição de hoje, esta medida está inscrita no plano de atividades do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e decorre da criação de uma ferramenta informática que ligará o Ministério Público, bancos e seguradoras na transmissão automatizada de informações sobre movimentos bancários suspeitos.

Como recorda o "DN", a comunicação de operações suspeitas à Procuradoria Geral da República já obrigatória por parte de entidades financeiras e não financeiras, mas não ocorre de forma automática, o que inibe uma maior rapidez das investigações.

Recorde-se que atualmente as movimentações bancárias consideradas suspeitas situam-se apenas acima dos 5 mil euros, mas esse valor vai ser reduzido para os mil euros a partir de 2017, , na sequência da adoção de uma diretiva europeia.