Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Atualização da votação online: acordo à esquerda e ‘o refugiado’ lideram escolhas dos leitores

  • 333

À semelhança do sucedido no ano passado, o Expresso desafia novamente os seus leitores a votarem as figuras e acontecimentos, nacionais e internacionais, de 2015. Se ainda não votou, poderá fazê-lo até sexta-feira. Fazemos o ponto da situação - e será assim diariamente até ao encerramento da votação

Com mais de 67% dos votos, o inédito acordo de incidência parlamentar que serve de suporte ao Governo do Partido Socialista liderava pelas 12h desta segunda-feira a votação do acontecimento nacional de 2015 para os leitores do Expresso. Com 15,7% dos votos e em segundo lugar surgia a queda do governo PSD/CDS e em terceiro, com 5,5%, as eleições legislativas.

Ainda no plano interno, o primeiro-ministro e secretário-geral dos socialistas, António Costa, liderava a eleição para a figura nacional com 31,5% dos votos, surgindo em segundo lugar (24,3%) a líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins. Na terceira posição surgia, pelas 12h horas desta segunda-feira, o empreendedor português, com 9,6% dos votos.

No plano externo, a crise dos refugiados na Europa liderava a eleição do acontecimento internacional, com mais de 42% dos votos, surgindo em segundo lugar os atentados em Paris (17,5%) e em terceiro a guerra do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), com 12,6%.

Já a eleição para a figura internacional de 2015 era liderada pelo refugiado (40,3%), surgindo em segundo lugar o homem que em janeiro se tornou primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras (20,2%), e em terceiro o terrorista sem rosto (e no meio de nós), com 13,1%.

Pelo segundo ano consecutivo, o Expresso convida os seus leitores a votar as figuras e os acontecimentos de 2015. Assim, até às 17h desta sexta-feira, os leitores podem fazer a sua eleição. SAIBA MAIS AQUI