Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Rui Moreira nomeia ex-porta-voz de Durão para chefe de gabinete

  • 333

Leonor Ribeiro da Silva vai ocupar o lugar de chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto, cargo deixado vago pelo novo ministro da defesa, Azevedo Lopes

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

Após ter acompanhado durante 20 anos Durão Barroso, primeiro como assessora do antigo primeiro-Ministro e a partir de 2004 como porta-voz do ex-presidente da Comissão Europeia, Leonor Ribeiro da Silva foi nomeada esta sexta-feira chefe de gabinete de Rui Moreira a partir de 1 de janeiro.

O presidente da Câmara do Porto anunciou ainda que Frederico Fernandes irá suceder a Matos Fernandes, responsável pela pasta do Ambiente do novo Governo, na empresa municipal Águas do Porto, onde já era administrador executivo.

Leonor Ribeiro da Silva, 58 anos, natural do Porto, iniciou a carreira profissional como jornalista no histórico jornal “O Primeiro de Janeiro”, tendo sido ainda redatora na área da política e economia no fugaz “O Liberal” e no também extinto “Tempo”.

Rui Moreira aproveitou esta sexta-feira a inauguração das reabilitadas Piscinas de Campanhã para divulgar a substituição de dois elementos-chave do seu staff. O líder da autarquia revelou que já conhece a sua nova chefe de gabinete há 40 anos, salientando que foi uma escolha importante para a sua equipa dada a sua experiência, “porque um chefe de gabinete tem um papel muito relevante”.

Em relação a Frederico Fernandes, Rui Moreira elogiou a sua reconhecida competência, sendo uma clara aposta na continuidade do “extraordinário trabalho desenvolvido por Matos Fernandes”. Sobre os novos ministro do Ambiente e da Defesa, o autarca independente deixou a certeza que serão uma mais-valia para o Governo, satisfeito pela representação da cidade do Porto no novo executivo de António Costa, com quatro ministros. Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, e Ana Paula Vitorino, com a pasta do Mar, são os outros novos governantes com ligações à Invicta.