Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Cinco mercados para comprar presentes de Natal

Dezembro à porta é sinónimo de compras de Natal. Isso não significa, no entanto, confusão em centros comerciais e perigo de comprar presentes iguais. Os mercados de Natal estão recheados de pequenos artesãos, com produtos que vão de roupa a comida. Deixamos-lhe cinco sugestões

Mercado de Natal | Campo Pequeno (Lisboa)

Há cinco anos que o espaço se habituou a receber autênticas romarias. De brinquedos a ervas naturais, de bijuteria a decoração. O essencial dos produtos que aqui serão vendidos tem nacionalidade portuguesa, tal como as marcas. No centro da Praça de Touros, uma gigante árvore de Natal albergará bens alimentares e roupas para famílias carenciadas. E como este é um evento para toda a família, há uma série de workhops: sobre ervas aromáticas, presentes de Natal faça você mesmo, restauro, aprender a fazer um presépio, introdução à arte de entrelaçar vegetais e sobre a arte decorativa da fotografia.

De 28 de novembro a 2 de dezembro

Winter Market Stylista | Lisboa

Pela 8ª vez consecutiva, a bloguer Maria Guedes junta num mercado as marcas que está habituada a divulgar no seu blogue. Desta vez, mesmo a tempo das compras de Natal. Ao todo, são 80 marcas, na sua maioria de design, moda, acessórios, brinquedos, roupa de criança e decoração. A pastelaria Tartine, a Carpacceria, os gelados Santini e o Bolo da Marta são algumas das delícias com que poderá satisfazer a gula, numa zona dedicada ao street food. A chefe Mafalda Pinto Leite será responsável por um showcooking no domingo dia 29, entre as 10h e as 13h.

28 e 29 de novembro, entre as 10h e as 19h. Centro Cultural de Belém, Lisboa

Coolares Market | Sintra

Uma quinta centenária na estrada que liga Sintra a Cascais acolhe vários artesãos urbanos em todos os últimos fins de semana de cada mês. Neste sábado e depois, o tema é o Natal. Além dos diferentes tipos de produtos, que vão da bijuteria aos mobiles para os berços dos mais pequenos, há sessões fotográficas para fazer com os mais pequenos. Este é um evento para toda a família, até para os que não gostam de compras. Numa zona chill out, poderá comer, beber e descontrair. A burra Debbie está disposta a receber as festinhas da criançada.

28 e 29 de novembro.Caza e Quinta de Cima do Pé da Serra, Colares, Sintra

Mercadito da Carlota | Porto

As milhares de seguidoras de O Blog da Carlota têm nos mercados organizados pela sua autora, Fernanda Ferreira Velez, a oportunidade de comprar todas as marcas pelas quais 'babam' nos posts. Depois do Mercadito da Carlota, no museu da Carris, em Lisboa, a organização do evento ruma a norte para divulgar as tendências do que usam as crianças e as mães.

29 nov, dom 10h-19h Sheraton Porto Hotel & Spa

Artesanatus | Porto

A partir desta sexta-feira, a Praça D. João I, no Porto, é a capital do artesanato. A Associação de Artesãos da Região Norte, a Federação Portuguesa de Artes e Ofícios e a Câmara do Porto juntaram-se para reunir milhares de produtos nacionais exclusivos, feitos à mão. O objetivo é promover o que de melhor e mais original se faz, já a pensar nos presentes de Natal.

Todos os dias até 23 de dezembro. Praça D. João I, Porto