Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

À noite, as apps não são todas iguais

  • 333

getty images

Quem sai à noite leva o telefone. Um verdadeiro cordão umbilical que liga amigos, locais, serviços... e tudo aquilo que caiba na imaginação de um produtor de apps. Aqui ficam algumas sugestões de aplicações que podem fazer a diferença entre uma boa noite e uma noite boa

Não é só a vontade de estar com amigos que une os muitos milhares que enchem à noite algumas das zonas mais típicas das principais cidades portuguesas. No bolso, deles, na mala, delas, há um elemento que os liga a todos: o smartphone. Segundo a Marktest, cinco milhões de portugueses já possuem um dispositivo deste tipo. Ou seja, será quase metade da população nacional a usar um retângulo tátil que permite o acesso à internet e o envio de mensagens. E o que fazem com o telefone? Falam cada vez menos e navegam cada vez mais. Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o tráfego de internet móvel (ou seja, de utilização de dados em tablets e smartphones) serve, primordialmente, para navegar na internet. No entanto, a utilização de aplicações ocupa o segundo lugar no top de consumo de dados. E, entre os muitos milhões de apps disponíveis, as mais utilizadas são as de messaging. Sim, os portugueses, à semelhança do resto do mundo, usam o Facebook Messenger, o WhatsApp ou, por exemplo, o Snapchat. Mas não se pense que o SMS foi esquecido. A mesma Anacom, no relatório sobre a internet móvel em Portugal no segundo trimestre deste ano, indica o serviço de mensagens escritas como o mais utilizado no telemóvel. Mas está a perder força. No estudo FAQtos, investigadores do INOV-INESC ouviram quase oito mil alunos do secundário durante quatro anos e ficaram a perceber que os jovens têm, em média, telefone a partir dos 10 anos, usam maioritariamente messaging e redes sociais (85% dos inquiridos) e gastam perto de dez euros por mês em comunicações.

Sempre ligados

O ecossistema está explicado e é composto por smartphones e utilizadores... milhões deles. À noite, apps como a WhatsApp são usadas para comunicar de forma ininterrupta. Esta app de messaging é, ainda hoje, a maior aquisição feita pelo Facebook. Mark Zuckerberg desembolsou o ano passado 22 mil milhões de dólares para ficar com uma base de dados de milhões de utilizadores mas, acima de tudo, com uma plataforma de messaging bastante robusta e que tem, por defeito, acesso a todos os contactos guardados dentro de um telefone. O WhatsApp está disponível para todas as plataformas. Quer isto dizer que pode usá-lo no iPhone, no Android, no Windows Phone e até no computador pessoal. Acede à loja de aplicações a partir do seu dispositivo e, depois da instalação, fornece o seu número de telefone para receber a mensagem de confirmação de registo. Vai reparar que, automaticamente, todos os seus contactos da lista telefónica e do Facebook, que já usam WhatsApp vão ficar disponíveis. A partir deste momento, já pode fazer chamadas, enviar mensagens e imagens usando a aplicação. Fácil de utilizar, é uma forma de estar em permanente contacto com os seus amigos. Aqueles que ainda não desceram do Bairro Alto para o Cais do Sodré onde você já espera há longos minutos.

O Instagram é outras das apps mais utilizadas (curiosamente, também foi comprada pela Facebook) por foodies ou por todos os outros que não resistem a captar imagens do que estão a fazer a cada momento. A aplicação está disponível para iOS e Android (existe uma versão beta para Windows Phone). Depois de a instalar, basta criar uma conta (pode usar a sua conta de Facebook para facilitar o processo) e começar a fotografar e a georreferenciar as imagens. Este processo, muito simples, vai colocar uma etiqueta na imagem que a relaciona com o local onde foi tirada. Para isto funcionar tem de ter o GPS (localização) ativo no telefone. Ou seja, faça uma fotografia do bar (ou do que está a fazer) e indique o local onde está. Os seus amigos ao tocarem nessa ligação veem, no ecrã do telefone, toda a informação disponível sobre esse sítio — incluindo a morada. Quer melhor forma de garantir que o vão encontrar?

Essenciais!

Encontrar e ser encontrado. São duas necessidades primordiais de quem está a divertir-se à noite. O Google Maps consegue ajudá-lo nessa missão. Agora que já permite capturar imagens de zonas da cidade para usar offline (sem ter uma ligação de internet ativa), a app da Google deixa-o delinear trajetos a pé, de carro ou usando os transportes públicos. E, ainda mais útil, pode, antes de sair de casa, efetuar uma busca por qualquer localização dentro do Google Maps, mas no Chrome (o browser da Google). Certifique-se, no entanto, que está a usar a sua conta Google (o Gmail, entenda-se). Todas as buscas que fizer no computador ficam disponíveis no telefone. Sim, ideal para se recordar da morada daquele restaurante onde ficou de se encontrar com os amigos. Na app, basta tocar no símbolo que mostra uma pessoa, para que o Google Maps lhe mostre o trajeto pedonal até à porta do local procurado.

Apps com horários do Metro e dos comboios também são úteis. Existem aplicações oficiais do Metro de Lisboa e Metro do Porto. A app Comboios, disponível para iOS e Android, disponibiliza os horários de todos os comboios disponíveis em Portugal.

Finalmente, em caso de sofrer alguns acidentes inesperados durante o seu périplo noturno, nada como ter a app Socorrismo — Cruz Vermelha que está repleta de técnicas de primeiros socorros e pode ser usada em iPhones e Androids.

imagem de fundo de ecrã: joão lima

Inviita

Grátis, iOS

Como se sente? Romântico? Aventureiro? Apetece-lhe comer? Esta app portuguesa, que funciona na maioria das cidades do mundo, elabora percursos consoante o estado de espírito do utilizador. Quer isto dizer que um foodie vai ser encaminhado para um itinerário que é uma verdadeira ementa de degustação. Quem se sente cool pode passar a tarde numa exposição e acabar a noite num bar. A app recorre a ícones muito simples de entender e usa a localização do dispositivo para o ir guiando no percurso. Como é habitual, é possível partilhar os percursos com os seus amigos. Para já, ainda só está disponível para iOS. A versão Android está para breve.

UBER

Grátis, Android e ios

99 Taxis

Android e ios

É difícil estacionar perto do bar? A noite está a acabar e bebeu demais? Chame um táxi ou um Uber. Ambas as aplicações permitem chamar um condutor que vai levá-lo até casa. Melhor, os veículos solicitados são os que estão mais perto de si. Ou seja, são os mais rápidos a chegar. As funcionalidades disponíveis na app são semelhantes (pagar eletronicamente, classificar a viagem e o condutor,...) e a decisão final é sua. Sendo que, na Uber pode, se assim o entender, escolher um carro melhor para a viagem de regresso a casa.

BoomApp

Grátis, Android e ios

E se, de repente, tirasse uma fotografia ao bar onde está e ficasse ligado a uma multidão de estranhos que está ou já esteve no mesmo local? Ligar todos esses booms (momentos) é o objetivo desta app criada em Portugal. Instale-a e diga aos seus amigos para fazerem o mesmo. Depois partilhe fotos e vídeos que vão ser reconhecidos automaticamente. Imagine: está a ver um concerto e tem acesso a todas as fotos e vídeos partilhados sobre esse evento no momento em que decorre e pode até, se quiser, interagir com os outros espectadores. Sim, um festival de verão ganha toda uma nova vivacidade!

MB Way

Grátis, Android, iOS, Windows

O cenário é dantesco: acabou de jantar com um grupo de amigos e o restaurante não tem multibanco. Há sempre alguém que ainda usa dinheiro e que avança para pagar a conta. O passo seguinte, inevitável, é a passagem do NIB para que o dinheiro chegue à conta do benemérito. Ou isso, ou ir à procura de uma caixa multibanco. A MB Way resolve o problema. A app permite transferir dinheiro rapidamente para outra pessoa que também a esteja a utilizar. Além disso, a MB Way também transforma o seu smartphone num cartão de crédito. Levar carteira para sair à noite? Isso é coisa do passado.

Drink Advisor

Grátis, Android e iOS

Qual o melhor bar perto de si? E que cocktail deve beber? Aliás, como é que esse cocktail deve ser preparado? Esta app tem recomendações para 10 mil bares espalhados pelo mundo (Portugal incluído) e, entre outras coisas, ainda lhe explica como preparar 200 dos cocktails mais populares. Há, mesmo, críticas aos bares e até às bebidas servidas. Melhor: pode definir uma lista de bares e receber avisos sempre que há eventos ou novas bebidas disponíveis. Sim, beber um copo em Istambul torna-se agora muito mais fácil.

Zomato

Grátis, Android e iOS

É uma das apps mais populares na recomendação de restaurantes e bares. Com a localização ativada no telefone, a aplicação indica-lhe quais os estabelecimentos que estão mais perto de si. Pode filtrar por tipo de refeição ou, por exemplo, escolher “Beber um copo”. São-lhe apresentadas propostas baseadas na sua localização ou, claro, pode fazer pesquisas livres na aplicação. O que é mais relevante? Os comentários dos utilizadores da Zomato. Leia-os e, como sempre, desconfie dos muitos elogiosos e dos exageradamente caluniosos. Como seria de esperar, é possível marcar mesa ou encomendar refeições diretamente na app.