Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Google lança canal YouTube exclusivo de música para telemóveis

  • 333

A ambição do YouTube é que os utilizadores acedam ao site como quem liga a televisão. A aposta do Facebook e do Twitter em serviços de vídeos estão a tornar mais urgente esta necessidade de viragem

SAMANTHA SIN/AFP/Getty Images

A aplicação YouTube Musica estará disponível para os sistemas operativos IOS e Android. Será gratuita, mas para evitar a publicidade existe um pacote mensal de 9,99 dólares

A Google anunciou esta quinta-feira a criação de um canal no YouTube exclusivo para música, com o lançamento de uma aplicação para telemóveis.

A empresa proprietária do YouTube informou, no seu blogue oficial, que a popularidade deste site para ver vídeos musicais ou simplesmente escutar música, "com um dos catálogos musicais mais ricos do mundo", permitiu pagar "mais de 3.000 milhões de dólares [cerca de 2.793 milhões de euros, à taxa de câmbio atual] à indústria musical".

A nova aplicação do YouTube Musica para iPhones e para os telemóveis que operam com o sistema Android será gratuita, mas se o utilizador quiser evitar a publicidade terá de pagar 9,99 dólares (9,30 euros) mensais nos Estados Unidos, após um período de duas semanas de experiência gratuita.

Os subscritores do novo serviço poderão aceder também aos vídeos musicais e às listas de favoritos que tenham criado sem recurso à ligação à Internet.