Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Dia dos Solteiros provoca recorde de vendas online na China

  • 333

REUTERS

Em apenas 12 horas, a Alibaba, líder na área do comércio online, faturou mais de 8,5 milhões de euros em vendas. Data foi transformada em fenómeno de consumo pela empresa chinesa desde 2009

Esta quarta-feira é um bom dia para.... fazer compras. A partir da China, e para assinalar o Dia dos Solteiros, os descontos e as promoções online são o chamariz para transformar a data num marco, traduzido em novo recorde de vendas.

Tanto assim é que, em apenas 12 horas, os internautas chineses gastaram neste 11 de novembro mais que os 9,3 milhões de dólares (perto de 8,7 milhões de euros) registados em 2014, segundo anunciou a Alibaba, empresa líder do sector.

A data 11/11 é celebrada na China como o Dia dos Solteiros pelo conjunto de números 1 que reúne, uma referência no país para quem está sozinho. Criada na década de 90 como uma espécie de resposta ao Dia dos Namorados, a celebração foi ganhando peso, sobretudo como fenómeno do consumo, e desde 2009 que a Alibaba o aproveitou para estimular suas vendas. A ideia é que, neste dia, os clientes solteiros comprem presentes online para si próprios.

Jack Ma, presidente-executivo da empresa chinesa resolveu este ano assinalar o evento com mais pompa. Deixou Hangzhou, local onde está sediada a Alibaba e organizou uma cerimónia em Pequim, alugando o emblemático Centro Aquático Nacional (mais conhecido como Cubo de Água, o lugar onde se realizaram as provas aquáticas dos Jogos Olímpicos de 2008), para aí fazer uma gala e instalar um ecrã enorme com os números, em tempo real, das vendas e lugares no mundo onde se está a comprar mais.

Não acontece por acaso. O gigante do e-commerce precisa de recuperar fôlego depois de a empresa ter perdido valor no mercado, acusada de se ter esforçado pouco para combater a comercialização de produtos ilegais e de contrabando na sua plataforma.

A gala, de quatro horas, contou com um elenco de peso. Além de uma atuação do finalista do programa “American Idol” Adam Lambert, pelo palco do espetáculo passaram os atores Daniel Craig e Kevin Spacey.