Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

É hora de “Wake up!” CD do Papa já está à venda

  • 333

Franco Origlia/ Getty Images

O álbum “une os hinos sagrados da tradição cristã, responsórios e hinos cristológicos” e tem ainda “extratos de onze dos mais significativos discurso” com a voz de Francisco, em quatro línguas - português incluído. Parte dos lucros destina-se a um fundo de apoio aos refugiados

O primeiro álbum do papa Francisco, “Wake up!”, está já disponível no mercado nacional, anunciou esta quarta-feira a Paulus Editora, responsável pela sua distribuição.

O álbum, uma edição da Paulus Editora de Itália, “une os hinos sagrados da tradição cristã, responsórios e hinos cristológicos, reelaborados por compositores contemporâneos, à voz do papa Francisco, ao mesmo tempo que pronuncia, em quatro línguas, incluindo o português, extratos de onze dos mais significativos discursos, desde a eleição ao convite para acordar ('Wake up!') dirigido à juventude”, que dirigiu à juventude do Extremo Oriente, na Coreia do Sul, no ano passado, segundo comunicado das editora portuguesa.

“Fazendo uso de excertos que vão da pop ao rock, da música latina ao canto gregoriano, com matizes ecléticas”, o álbum “representa um elemento de união entre a tradição e a modernidade”.

“É a música contemporânea que dialoga com a língua da tradição”, remata a editora portuguesa.

O CD contém onze passagens em que o pontífice “desenvolve temas universais, como a paz, o trabalho, a dignidade, a atenção aos necessitados”, podendo ouvir-se a voz de Francisco pronunciar alguns trechos destes discursos em italiano, espanhol, inglês e português.

Num dos trechos, o papa afirma: “Quando nos apercebemos do refluxo de Deus em tudo o que existe, o coração experimenta o desejo de adorar o Senhor por todas as suas criaturas”, esta é uma “reelaboração do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, usada como comentário do discurso que o Papa fez na FAO [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura]”, no ano passado.

O CD inclui hinos, com novos arranjos musicais, como “Salve regina” e “Veni Sancte Spiritus”, tem direção artística de Giulio Neroni.

O álbum conta com as colaborações de Giorgio Kriegsch, Tony Pagliuca, Mite Balduzzi, Giuseppe Dati e Lorenzo Piscopo.

“Parte dos lucros das vendas de 'Wake me up!' destina-se a um fundo de apoio aos refugiados”, afirmam as Paulinas no mesmo comunicado.

“Nuntio vobis gaudium magnum!”, um excerto do discurso proferido em italiano, a primeira saudação da varanda central da basílica vaticana, no dia 13 de março de 2013, acompanhado pela peça musical “Tu es Petrus”, com a inserção de “Adonai”, uma oração da tradição hebraica, abre o CD que é constituído por 11 faixas, a última, “Fazei o que Ele vos disser!”, em português e italiano, que inclui extratos da homilia pronunciada no dia 24 de julho do ano passado, na basílica de Nossa Senhora da Aparecida, no Rio de Janeiro, acompanhada pela “Ave Maris stella”.