Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Segredos em torno do vinho

  • 333

Isabel Saldanha Photography

É um 'workshop' de vinho intimista, com partilha incluída. "The Wine Conspiracy" pretende ser uma experiência de topo, em que as pessoas aprendem sobre vinho , mas vivem também um dia diferente

Quantas conversas não transbordaram, fluíram ou floresceram em torno de uma garrafa de vinho? O ritual de beber um bom vinho num serão com amigos está certamente associado a excelentes recordações para todos nós. O projeto "The Wine Conspiracy" surge precisamente desta confluência: do vinho ser um desbloqueador de conversa, e de conseguir criar uma dinâmica própria num grupo. Junte-se a isto a vontade de saber mais sobre vinho, temática cada vez mais em voga, e chegamos a um workshop de um dia que mescla vários universos.

Uma fotógrafa, uma psicóloga e dois escanções juntaram-se nesta "conspiração do vinho", em que a riqueza do universo permite paralelismos e metáforas sobre a 'psique' das pessoas, sem perder uma certa componente de leveza do 'workshop'. A ideia é criar um dia diferente, de prazer e aprendizagem sobre vinho, mas também sobre si próprio.

Tudo começou nos 'workshops' de fotografia que Isabel Saldanha, fotógrafa licenciada em Gestão e em Literaturas Modernas, dá há cinco anos pelo país. "Fui percebendo que muito mais do que os conhecimentos técnicos, as pessoas estavam interessadas no convívio". Os almoços prolongavam-se, e todos queriam conversar em torno do aperitivo e do digestivo. "Eu tinha formação em 'coaching', mas não me apetecia dar um curso 'à Jerry McGuire'", conta. Quando conheceu a psicóloga clínica Luana Ferreira, cidadã do mundo (viveu em Nova Iorque, Manchester e Maputo), começaram a cozinhar a ideia do workshop.

"Queria montar um momento de partilha, bem alavancado, em torno do vinho." Amadurecida a ideia, alicerçou-se a atividade em exercícios e provas de vinho, cegas ou não, orientadas por escanções profissionais - os dois restantes elementos da equipa: Manuel Moreira, 'sommelier' de restaurantes de luxo como o Fortaleza do Guincho e considerado, vários anos seguidos, "Best Sommelier" - de Portugal, da Europa e do Mundo; Sérgio Antunes, por sua vez, foi aluno de Manuel Moreira, e é 'sommelier' em restaurantes como o Terreiro do Paço ou Tasca da Esquina, igualmente galardoado como "Benchmark Taster", em 2013, no Concurso Mundial de Bruxelas. Os quatro associaram-se neste projeto à volta do vinho.

Os 4 parceiros do projeto "The Wine Conspiracy": o escansão Manuel Moreira, a fotógrafa Isabel Saldanha, a psicóloga Luana Ferreira, e o escansão Sérgio Antunes

Os 4 parceiros do projeto "The Wine Conspiracy": o escansão Manuel Moreira, a fotógrafa Isabel Saldanha, a psicóloga Luana Ferreira, e o escansão Sérgio Antunes

Isabel Saldanha Photography

A estrutura do workshop foi fixada num dia, das 10h às 18h, com almoço incluído, em que atividades experienciais são acompanhadas de exercícios de partilha (sempre voluntária), e de provas de vinho. A ideia é "trabalhar o eu através do vinho", aproveitando a riqueza da linguagem do vinho e essa metáfora para falar de si próprio/a. Por exemplo: falar de "terroir" pode usado como paralelo para explorar o território familiar de cada um; falar de castas pode servir para abordar as características da personalidade; e falar de "clima" pode ser um bom pretexto para abordar as circunstâncias da vida de cada um. O objectivo final é que saia "trôpego de novos conhecimentos", que lhe permitirão distinguir um Dão de um Bairrada, ou saber o que são Syrah e Touriga Nacional, mas também "poder escolher o vinho que se quer ser - ou a pessoa que se quer ser." No fim, os participantes levam a sua própria garrafa de vinho - aquela que eles encheram com as suas características, com um rótulo desenhado por si.

O primeiro 'workshop' acontece no sábado 19 de Dezembro, num espaço surpresa - será em apartamentos AirBnB, para garantir um espaço mais intimista, e funciona com um mínimo de 6 e um máximo de 10 participantes. O preço é 250 € (inscrições em thewineconspiracy@gmail.com).

Explorar os sentidos, e associar o vinho e o eu, são os objetivos do 'workshop'

Explorar os sentidos, e associar o vinho e o eu, são os objetivos do 'workshop'

Isabel Saldanha photography