Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Vídeo viral mostra funcionária da Starbucks a comunicar por gestos com cliente surda

  • 333

Captura de ecrã

“Podemos mudar o mundo”. Esta é (parte da) mensagem deixada por Rebecca King, a cliente em causa, na sua conta de Facebook. O vídeo já foi visto mais de seis milhões de vezes

Uma mulher conduz o seu carro, aproximando-se do serviço de “drive-thru” (o serviço que serve para fazer o pedido à janela do veículo, falando para um intercomunicador) de uma loja Starbucks. Chegada ao intercomunicador, é interpelada por uma funcionária do café: “Olá, bem-vinda ao Starbucks. O que vai querer pedir?”. Do outro lado, silêncio total.

A cliente é surda e faz sinais de linguagem gestual para o ecrã que mostra o logotipo da loja, à sua frente. De seguida, uma reviravolta: do ecrã desaparece o logotipo e em vez disso encontra-se a funcionária, que rapidamente inicia uma conversa através de linguagem gestual com a cliente. Um minuto depois, o pedido está feito.

É isto que mostra o vídeo que está a emocionar as redes sociais. Depois de Rebbeca King, a cliente em causa, ter publicado as imagens na sua conta do Facebook, nesta terça-feira, com a mensagem “Starbucks! É isso mesmo! Partilhem! Podemos mudar o mundo”, o vídeo já foi visto mais de seis milhões de vezes.

Rebecca King reside na Florida e já conhecia a funcionária com quem manteve esta conversa. Depois de dias antes desta interação ter ficado “chocada” por ter obtido resposta através de linguagem gestual, como conta ao website norte-americano Buzzfeed, King decidiu voltar à mesma loja e gravar nova conversa para mostrar a experiência nas redes sociais.

Contactada pelo mesmo website, a funcionária que atendeu King, Katie Wyble, esclarece que estudou linguagem gestual na escola e na faculdade e que adora “ter a oportunidade” de se expressar na sua “segunda língua”. Perante a reação eufórica das redes sociais, a Starbucks emitiu um comunicado em que explica que, atendendo à localização da loja em causa - situada perto de uma escola para pessoas cegas ou surdas -, quatro dos funcionários da mesma sabem comunicar através de linguagem gestual.

Veja o vídeo que está a espalhar-se pelas redes sociais: