Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Twitter. Adeus estrelas, olá corações!

  • 333

Reuters

Rede social mudou o botão favoritos para likes, que substitui as conhecidas estrelas por corações cor-de-rosa

O Twitter alterou esta terça-feira o ícone que permite aos utilizadores gostar de um determinado tweet. As habituais estrelas são agora corações. Com as mudanças na plataforma da rede social, o botão dos favoritos passou a ter um símbolo diferente e foi substituído por likes.

A empresa já anunciou a mudança no seu blog oficial, explicando que a partir de agora os utilizadores vão ter corações cor-de-rosa, no lugar das antigas estrelas. A nova ferramenta está disponível no site e, também, na aplicação da rede social para Android e iOS, assim como no Tweetdeck e no Vine.

“Queremos tornar o Twitter mais fácil de usar e recompensador, e sabemos que às vezes a estrela poderá ser confusa, especialmente para novos utilizadores. Podem gostar de muitas coisas, mas nem tudo é o vosso favorito”, escreveu Akarshan Kumar, gestor de produto do Twitter, na publicação no blog da rede social.

Corações em vez de estrelas

A empresa justificou ainda que o coração, em oposição à estrela, é um símbolo universal, com mais expressividade, que permite mostrar um leque de emoções e ligar-se mais facilmente às pessoas.

No caso de outras redes sociais, como por exemplo o Instagram, o coração já é um ícone presente, utilizado para gostar das publicações. No Twitter, os corações têm o objetivo de criar “uma língua comum para a comunidade global” que utiliza a plataforma.

No blog, a empresa referiu ainda que os testes realizados antes da mudança mostraram uma adesão positiva ao novo símbolo. Contudo, de acordo com a agência Reuters, muitos utilizadores reprovaram o coração, criando rapidamente um hashtag reivindicando o regresso do botão favoritos: #WeWantFavButtonBack.

Em Portugal, os utilizadores também não estão contentes e já surgiu um hashtag que apela ao retorno da estrela: #TeamQueremosAEstrelaDeVolta.