Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Darina. A foto da mais jovem vítima do voo 9268 que emociona a internet

  • 333

A imagem tornou-se viral e veio dar outra dimensão à tragédia que envolve o acidente com o Airbus russo onde 224 pessoas perderam a vida. Darina Gromova tinha 10 meses e a mãe fotografou-a no aeroporto de São Petesburgo, antes de a família partir de férias para o Egito

Entre as imagens que têm sido publicadas após o acidente com o Airbus russo que se despenhou no Sinai - destroços de diferentes tamanhos, pequenos altares em homenagem às vítimas ou rostos sofridos dos familiares enlutados - uma fotografia diferente surgiu esta terça-feira nas notícias, dando outra dimensão à tragédia.

A imagem mostra uma criança de costas, é ainda bebé, e tem as mãos apoiadas no vidro de um aeroporto. A foto tem legenda: “Passageira VIP”, a forma bem-humorada para identificar Darina Gromova, a mais jovem das vítimas do voo 9268.

É recente também, já que foi tirada pela mãe da menina de dez meses, no aeroporto de Pulkovo, em São Petesburgo, antes de a família subir a bordo para as férias no Egito que acabariam sem regresso.

Partilhada na rede social VKontakte, a mais popular na Rússia, a imagem tornou-se viral. Mas é apenas uma das muitas que circulam, publicadas pelos diferentes passageiros que, na internet, foram comentando as férias ou dando notícias aos amigos.

São estes os sorrisos que agora reforçam a dimensão humana da tragédia. Ao todo, 224 pessoas morreram, 24 das quais crianças. Algumas delas, pouco mais velhas que Darina.