Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Autarca de Vila Real: “Reconhecemos o excelente trabalho que Sócrates fez por Trás-os-Montes”

  • 333

José Sócrates teve uma receção acolhedora quando falou em Vila Velha de Ródão

José Carlos Carvalho

José Sócrates estará em Vila Real no sábado e será recebido “com muito gosto”, diz o presidente da Concelhia do PS de Vila Real

De primeiro-ministro socialista a preso “político”, como ele próprio reivindica, e agora orador que enche salas. José Sócrates vai protagonizar uma nova intervenção pública, numa sessão agendada para no próximo sábado, dia 7, no Teatro Municipal de Vila Real, organizada por alguns dos autarcas e dirigentes socialistas do município. O tema? É livre, mas pode esperar-se uma enchente.

Pelo menos é o que diz ao Expresso um dos autarcas do município de Vila Real, Rodrigo Sá, que sustenta que “faz sentido” haver muita gente “com interesse e curiosidade” para ouvir Sócrates. De acordo com o autarca, é provável que “muita gente a nível local e regional” queira assistir à sessão, tanto pelo “processo que está a passar” e pelo “percurso anterior”, como até pelo caminho que Sócrates possa vir a seguir. Como Rodrigo Sá relembra, o ex-primeiro-ministro “está na posse de todos os seus direitos políticos”.

Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real confirmou esta segunda-feira à agência Lusa que o evento foi organizado apenas por autarcas socialistas. No entanto, Rui Santos garante que Sócrates será recebido “com muito gosto”. E diz porquê: “Enquanto primeiro-ministro entre 2005 e 2011, reconhecemos o excelente trabalho que fez por Trás-os-Montes, quer em investimento material, quer em investimento imaterial”.

É difícil adiantar mais pormenores, uma vez que se por um lado a Câmara de Vila Real recusa estar “de qualquer forma” ligada à organização do evento, por outro o Teatro Municipal de Vila Real garante ao Expresso que tem como única responsabilidade na sessão “fornecer o local” para que a mesma se possa realizar, remetendo outras explicações... para a Câmara.

Certo é que Sócrates vai falar do que quiser no Pequeno Auditório do recinto, que tem capacidade para receber 143 pessoas; será difícil dizer a quantidade exata de lugares que estarão ocupados, uma vez que a sessão é pública e a entrada livre, sem que haja necessidade de qualquer levantamento de bilhetes prévio.

A julgar pela sessão em Vila Velha do Rodão, Castelo Branco, Sócrates pode esperar casa cheia. Nesse dia 24 de outubro, naquele que foi o seu primeiro discurso público depois de ter sido libertado de prisão domiciliária, no mês passado, foi aplaudido por mais de 200 pessoas e a sessão transmitida em direto por várias televisões.