Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Alerta de mau tempo alargado a mais oito distritos do continente

  • 333

Pessoas encurraladas pelas cheias na baixa de Albufeira

LUÍS FORRA / Lusa

Depois de um fim de semana marcado pelo mau tempo e pelas inundações na região do Algarve, o temporal e a agitação marítima instalam-se esta segunda-feira em 12 distritos

Doze distritos do continente e as ilhas açorianas de São Miguel e de Santa Maria estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, chuva e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O Instituto tinha começado por prever que apenas Beja, Faro, Lisboa e Setúbal seriam afetados pelo mau tempo em Portugal Continental, mas acabou por alargar o aviso a outros oito distritos no final desta manhã.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda ficam também sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

O distrito de Faro já esteve sob aviso vermelho, o mais grave da escala, durante este domingo, enfrentando períodos de chuva intensa que resultaram em inundações, que levaram à morte de um idoso e a que alguns residentes tivessem de ser realojados.

Para esta segunda-feira, o IPMA prevê para as regiões norte céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte na região norte e interior centro a partir do início da tarde.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima na região norte e interior centro. Para a região sul, o IPMA prevê também céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, sendo pontualmente forte no litoral a sul do Cabo de Sines até ao início da manhã.

Quatro barras fechadas devido à agitação marítima

Para mais, quatro barras do continente estão esta segunda-feira fechadas a toda a navegação e outras seis condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informa a Marinha portuguesa.

De acordo com a informação disponível no website da Marinha pelas 6h, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação, devido à previsão de agitação marítima forte.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira ondas de noroeste, com três a quatro metros.

[Texto atualizado às 13h05]