Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Mau tempo. Algarve em aviso vermelho do IPMA

  • 333

ESTELA SILVA / Lusa

Chuva forte no distrito de Faro e situação meteorológica de risco extremo, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o Algarve este domingo até às 15h00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, de situação meteorológica de risco extremo, o distrito de Faro devido à previsão de chuva forte entre as 09h00 e as 15h00 deste domingo.

O aviso mais recente do IPMA coloca o distrito sob aviso vermelho, o mais grave dos avisos metorológicos, devido à previsão de "períodos de chuva forte e persistente".
O alerta vigora entre as 9h00 e as 15h00, segundo a mais recente atualização da informação no portal do IPMA, feita esta madrugada.

No sábado à noite, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) havia já alertado para a precipitação e vento forte previstos para hoje, sobretudo, nos distritos de Beja e Faro.
O distrito de Beja mantém-se, por causa disso, sob aviso laranja da meteorologia, o segundo mais grave.

O aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

  • Alerta para chuvas intensas e ventos fortes no domingo

    O alerta da Proteção Civil incide sobretudo nas regiões do Alentejo e Algarve, onde a chuva intensa poderá provocar cheias rápidas em zonas urbanas. É ainda pedido especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas