Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

PJ faz buscas no Hospital de Santa Maria

  • 333

Elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção estiveram na manhã desta sexta-feira no maior hospital de Lisboa. Em causa estão suspeitas de fraude com a aquisição de material clínico

Foi mais uma diligência no âmbito da investigação de fraudes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que na manhã desta sexta-feira levou inspetores da Judiciária ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção fizeram buscas na instituição, relacionadas com a aquisição de material clínico. Ao Expresso, os responsáveis daquele centro hospitalar da capital recusaram falar sobre o assunto, remetendo todos os esclarecimentos para a Polícia Judiciária (PJ).

Um fonte da PJ confirmou à agência Lusa a visita ao Santa Maria para buscas relacionadas com a compra de próteses vasculares. A TVI avançou ainda que as buscas visaram o gabinete do diretor do Serviço de Cirurgia Vascular, Fernandes e Fernandes. Até recentemente, o médico dirigia a Faculdade de Medicina de Lisboa, cargo que ocupou durante nove anos.

Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde encaminhou para investigação 416 processos por suspeitas de fraude, num montante superior a 370 milhões de euros. A PJ, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal e a Inspeção-geral das Atividades em Saúde levantaram 60 processos.