Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Quer ser especialista em “Guerra dos Tronos”? Vá para a universidade

  • 333

D. R.

Os fãs da série têm motivos para celebrar: a Universidade British Columbia, no Canadá, vai oferecer um curso dedicado ao universo de George R. R. Martin

Fazer os trabalhos de casa depois de um dia de aulas na universidade nunca pareceu tão fácil: ler toda a coleção de “The Song of Ice and Fire” (“As crónicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin) e assistir a todas as temporadas de “Guerra dos Tronos” são as primeiras exigências para a realização de um curso da Universidade British Columbia, no Canadá.

Mas os estudantes terão de ter lido todos os livros da coleção antes de se candidatarem, como fica explícito na página de apresentação do curso “Our Modern Medieval: The Song of Ice and Fire as contemporary Medievalism” (“O medievalismo moderno: 'As crónicas de Gelo e Fogo' como medievalismo contemporâneo”).

“O curso partirá dos livros de George R. R. Martin como textos centrais para investigar de que forma a época medieval é (re)imaginada atualmente”, pode ler-se na página oficial do curso que irá ser lecionado pelo professor associado Robert Rouse. “Ao longo da história da cultura ocidental, a época medieval tem sido retratada para refletir, como num espelho sombrio, os medos e desejos da época contemporânea” (leia-se, o final do século XX e início do século XXI).

Ainda que os livros de George R. R. Martin seja a maior fonte de referências bibliográficas deste curso, outros autores que se centram nesta temática poderão ser abordados durante as aulas. E a bibliografia do curso deverá ser alargada brevemente, no início do próximo ano, uma vez que é aguardada a estreia da sexta temporada da série - e, talvez, o lançamento do novo livro “The Winds of Winter” (“Os ventos do Inverno”).

A abertura deste curso, que terá início na primavera de 2016, não é inédita: também no início deste ano a Universidade de Northern Illinois abriu uma aula sobre a série.